Notícias

Silvio Berlusconi diz que queda de 2% do PIB em 2009 é “muito grave”

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, considerou que a projeção divulgada ontem pela Comissão Europeia, segundo a qual o Produto Interno Bruto (PIB) do país encolherá 2% em 2009, é "muito grave".

"O governador da Banca d'Italia (Banco Central do país), Mario Draghi, e também a Europa dizem que neste ano o PIB terá uma contração de 2%. Significa que retrocederemos dois anos. Não me parece que dois anos atrás estivéssemos tão mal", comentou o premier.

 

A Comissão Europeia previu na última segunda-feira que, além da queda do PIB, a Itália enfrentaria um déficit de 3,8% na balança comercial (após ter registrado queda de 2,8% em 2008) e um aumento da dívida pública, que chegará a 109,3% do PIB neste ano (depois de ter atingido 105,7% no ano passado).

 

Diante do quadro de grandes dificuldades que se apresenta para a Itália, Berlusconi pediu à população que consuma para reaquecer a economia. "A profundidade da crise está em nossas mãos, cada um deve dar seu pequeno suporte para que esta crise não seja muito grande", disse.

As estimativas da Comissão Europeia representam um grande obstáculo para que se cumpra uma das principais promessas de campanha do premier, que era reduzir a dívida pública do país para menos de 100% do PIB.

A economia italiana está em recessão oficialmente desde o terceiro trimestre de 2008, após sofrer registrar queda em dois trimestres consecutivos, de 0,5% e 0,4%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios