Notícias

Autoridades de Itália e do Vaticano assinalaram Pactos de Latrão

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente do país, Giorgio Napolitano, expressaram ontem a sua satisfação por se terem encontrado com representantes do Vaticano na comemoração pelos 81 anos da assinatura dos Pactos de Latrão, com os quais se criou o Estado da Cidade do Vaticano.

 

No final do evento, realizado na Embaixada da Itália na Santa Sé, Berlusconi disse que tudo correu "muito bem". O chefe de Governo encontrou-se com uma delegação de encabeçada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

 

Na mesma linha, Napolitano exaltou o bom estado das relações com a Santa Sé. "Tudo correu do melhor modo possível, numa atmosfera de grande cordialidade e de grande sintonia", destacou.

 

Os Pactos de Latrão ou pactos lateranenses (11 de Fevereiro de 1929) foram negociados quando o rei da Itália era Victor Manuel III. São chamados «pactos», pois trata-se de três acordos: um pacto reconhece a independência e soberania da Santa Sé e cria o Estado da Cidade do Vaticano; uma concordata que define as relações civis e religiosas entre o governo e a Igreja na Itália e, em terceiro lugar, uma convenção financeira que proporciona à Santa Sé uma compensação pelas perdas sofridas na anexação dos Estados Pontifícios à Itália, em 1870. Os pactos foram revistos em 1984, quando o socialista Bettino Craxi era primeiro-ministro da Itália.

 

Fonte: Agência Ecclesia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios