Entrevistas

ENTREVISTA: Bruno Oliveira – Colégio Imaculado Coração de Maria

O Colégio Imaculado Coração de Maria, localizado na cidade São Caetano do Sul, possui uma proposta de formação que conjuga o ensino católico, a cultura antiga e as ferramentas modernas de ensino. O colégio oferece em suas aulas o ensino dos fins católicos de devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, o ensino e o aprofundamento dos clássicos como o latim, as belas artes e a filosofia aristotélico-tomista utilizando-se das modernas ferramentas e tecnologias de comunicação e instrumentação científica.

A equipe da Rádio Italiana entrevistou Bruno Oliveira, presidente da Associação Mantenedora do Colégio Imaculado Coração de Maria, uma associação sem fins lucrativos, cujo propósito é manter escolas de ensino infantil, fundamental I e II e, posteriormente, de Ensino Médio.

Confira abaixo parte da entrevista que em breve será disponibilizada em áudio:

Rádio Italiana: Primeiramente gostaria de saber, qual foi o motivo da escolha do nome Imaculado Coração de Maria?

Bruno: O Imaculado Coração de Maria está relacionado à aparição de Fátima, onde Nossa Senhora diz “e por fim o meu Imaculado Coração triunfará”. Em Fátima, como afirmam vários especialistas e o próprio cardeal Ratzinger, mesmo depois que se tornou o Papa Bento XVI, e também o Papa Francisco, Nossa Senhora põe em evidência os problemas fundamentais do nosso tempo. Então, orientados por essa aparição de Nossa Senhora, tendo realmente confiança que de fato Nossa Senhora irá nos resguardar nessa crise em que vivemos no mundo inteiro, colocamos nela toda nossa confiança e nos orientamos efetivamente pelos princípios que ela em Fátima nos ensina. É isso que realmente fundamenta a nossa escola: a manutenção dos princípios católicos e o combate aos erros modernos e pós-modernos que são contrários a fé católica.

Rádio Italiana: Qual foi o principal intuito de fundar uma instituição de ensino católico especificamente na cidade de São Caetano do Sul?

Bruno: Aqui na região de São Caetano e mesmo em todo o ABC nós temos inúmeros casais jovens, alguns já com filhos e outros que estão para se casar. Nos identificamos com essas condições de ter filhos pequenos e necessitar de um colégio seguro para eles. Outro motivo foi a necessidade de ter um colégio que preserve os princípios católicos que mostrem que a Igreja ensina verdadeiramente. Vou dar um exemplo simples: quando mencionarmos sobre a Idade Média não faremos um slogan depreciativo da Igreja Católica. Buscaremos autores que mostrem a veracidade dos fatos e comprovem o que realmente aconteceu, sem deturpações ou manipulações históricas, infelizmente muito utilizadas no ensino atual. O que eu quero dizer com isso é que o material que os alunos irão utilizar estarão referenciados em grandes especialistas de cada área, e não simplesmente em uma ideologia, seja ela de direita ou de esquerda, que não se fundamenta nos atos históricos ou na filosofia da história católica. Enquanto teologia da história, iremos nos fundamentar em Santo Agostinho. Pretendemos colocar à disposição das crianças a compreensão do papel que a Igreja Católica de fato teve na história, de quais são os inimigos que a Igreja Católica possui e de como a própria Igreja construiu argumentos para refutá-los. Evidentemente, cada um em sua instância, seja científica, teológica, filosófica e histórica. Infelizmente esse tipo de ensinamento nas escolas é algo extremamente raro nos dias de hoje, e no colégio Imaculado Coração de Maria os alunos terão a oportunidade de entender a fundamental importância que a Igreja Católica teve em toda história da humanidade.

Rádio Italiana: Você mencionou a questão que envolve o catolicismo, mas o colégio abordará também as matérias da grade curricular convencional?

Bruno: Com absoluta certeza. Estamos desenvolvendo laboratórios tecnológicos e científicos. Nossa proposta irá partir de matérias clássicas como o latim, a história antiga e a literatura grega, evidentemente de modo simplificado, para que as crianças já tenham contato com esse tipo de cultura. As crianças terão acesso também à ciência moderna, obviamente aprendendo aquilo que ela tem de verdadeiro. Os laboratórios de química e de física estão sendo bastante equipados, inclusive com equipamentos também direcionados para o ensino médio. Teremos evidentemente os ensinos básicos, porém, sempre com maior profundidade, como por exemplo um experimento de dinâmica e teorias matemáticas relacionado com a trigonometria. Se a criança percebe uma relação cada vez mais profunda entre a álgebra, a trigonometria e a geometria, isso de fato vai desenvolvendo o entendimento dela. O que nós pretendemos é que os alunos tenham um fundamento científico bastante profundo, e aqui temos uma grande preocupação com o ensino científico e tecnológico. Um ponto que eu gostaria de mencionar é que as crianças terão acesso a um determinado princípio e, na medida do possível, elas irão debater esses princípios. Só se entende um princípio quando se defende esse princípio e para defender esse princípio é preciso de certa maneira vivenciá-lo. Nas aulas de história e literatura, por exemplo, os professores irão promover debates e iremos contrapor os autores. Vamos estimular o raciocínio argumentativo e lógico das crianças.

Rádio Italiana: E como foi a escolha do corpo docente?

Bruno: São todos profissionais católicos que já conhecemos há muito tempo e com um nível intelectual altíssimo. Por exemplo, na cadeira de ciências temos o professor Dalla Vecchia que tem mestrado pela USP. Temos também a professora Duclerc Parra que fez doutorado, pós-doutorado, e inclusive ganhou o prêmio CAPES de melhor tese de doutorado de 2014 como orientadora. Esperamos que todo esse saber de nosso corpo docente seja repassado às crianças com caridade.

Em breve a entrevista completa com Bruno Oliveira estará disponível em áudio.

O Colégio Imaculado Coração de Maria fica localizado na Rua Dr. Augusto de Toledo, 809 – Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul – São Paulo.

CEP: 09540-080 / Site: www.imaculado.org


Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios