Notícias

“Calcio”: Decisões do Campeonato Italiano podem começar hoje

O Campeonato Italiano tem uma favorita ao título, a Inter de Milão, que no último final de semana bateu o arqui-rival Milan por 2 a 0, com um jogador a menos por mais de 60 minutos e com o goleiro brasileiro defendendo um pênalti de Ronaldinho Gaúcho.

 

A imprensa já dá como certo o pentacampeonato dos "nerazzurri", mas faltando 17 rodadas a decisão, tanto do título como dos rebaixados, começa a ser construída a partir de agora, quando o Milan terá a chance de diminuir para seis pontos a diferença que o separa dos líderes, e também por causa do adiamento, para o dia 10 de fevereiro, do embate entre Parma e Inter, por causa do mau tempo que se abateu na Emilia-Romagna.

 

Por outro lado, no encerramento do domingo, dois clubes em crise, Juve e Lazio, disputarão quem poderá começar a sair da crise em Turim. A "Vecchia Signora" trocou de treinador na última sexta-feira, já os laziale terão que superar os problemas de comunicação entre os atletas e o presidente Claudio Lotito, que se perdeu nesta temporada.

 

Confrontos da tarde colocarão frente a frente pleiteantes às vagas européias contra equipes da zona de rebaixamento

 

O Milan, tentando se recuperar das derrotas para a Inter, pelo torneio nacional, e para a Udinese pela Copa da Itália, pegará o Livorno, que ocupa a décima sexta colocação com 21 pontos, dois a mais que times que estão na zona de rebaixamento.

 

O favoritismo é dos lombardos, mas os toscanos sonham em não serem rebaixados mais uma vez, já que acabaram de retornar para a elite.

 

O grupo de Leonardo não terá Pato, Oddo, Onyewu, Adiyah e Nesta, mas contará com o retorno de Zambrotta pelo menos no banco de reservas. Como a vitória é necessária, o esquema de jogo será o 4-2-3-1, com quatro zagueiros, dois volantes, e quatro do meio de campo para frente.

 

Já o de Sergio Cosme, que chegou a pedir demissão na última segunda-feira mas voltou atrás, não poderá escalar Miglionico, Mozart e De Lucia.

 

Jogando "a partida da vida", como definido por Cosme, o sistema a ser utilizado será o 3-5-2, com três zagueiros, dois alas defensivos, dois volantes, e apenas um meia ofensivo e dois atacantes.

 

A Roma vem crescendo muito de produção, chegou ao terceiro lugar, está desde 29 de outubro sem perder, tendo 8 vitórias e 3 empates, e quer se aproximar dos líderes, e para tal nada melhor do que receber o "lanterna" Siena.

 

Claudio Ranieri deixou descansando Tonetto, Totti, Toni, Andreolli e Menez, e deverá colocar de titulares, no ataque, Júlio Baptista e Okaka.

 

O Siena vem mal desde o início de 2009/2010, quando se desfez de vários atletas e não conseguiu repor na mesma altura.

 

Ghezzal, Rossettini, Parravicini, Brandão e Cribari serão os desfalques, o que diminui ainda mais a capacidade dos "lanternas".

 

Nos outros confrontos o Cagliari, nono com 31 pontos, aguardará a Fiorentina, décima com 30; o Catania, décimo oitavo com 19 pontos, receberá a Udinese, décima sétima com 20, quem perder ficará na zona de rebaixamento, o empate pode colocar os dois nesta zona; o Chievo, décimo terceiro com 28, pegará o Bologna, décimo quarto com 23; e a Sampdoria, décima primeira com 30, e que está negociando seu atacante Cassano com a Fiorentina, já que ele brigou com o técnico Delneri, terá pela frente a Atalanta, décima nona com 17.

 

No encerramento da rodada a crise estará em campo

 

A Juve, agora sob o comando de Alberto Zaccheroni, receberá a Lazio. Os dois times estão enfrentando sérios problemas internos e, não por acaso, estão enfraquecidos.

 

Os mandantes vêm sendo muito mal dirigidos pelos seus administradores, que não conseguem diminuir a alta média de idade de seus atletas, e com isso acabam tendo muitos lesionados.

 

A cada nova tentativa vem mais um insucesso na busca de novos rumos, o último foi o não de Rafa Benitez que não quis sair antes do final do Campeonato Inglês, mesmo sendo liberado pela direção do Liverpool.

 

Iaquinta, Camoranesi, Trezeguet, Poulsen, Marchisio e Salihamidzic, todos machucados, Buffon e Grosso suspensos estão fora de combate.

 

Na Lazio o cenário é ainda pior, pois, o presidente Claudio Lotito se perdeu totalmente no comando dos romanos, e passa por problemas de relacionamento e de comunicação com seus atletas.

 

Dos jogadores com mais tempo de casa, aos poucos, um por um vai saindo, os últimos casos foram do zagueiro brasileiro Cribari, que preferiu ir para o Siena, e do macedônio Pandev, que brigou na justiça para ter o passe livre e poder ir para a Inter.

 

Manfredini, Floccari, Matuzalém, Brocchi, Foggia, Meghni, Bizzarri, Del Nero e Simone Inzaghi estão fora por problemas físicos.

 

Quem vencer este embate poderá começar a dar passos para se reerguer, quem perder sofrerá forte pressão, principalmente, pelos próprios tifosi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios