Notícias

Itália enfrenta greve em todos os serviços de transporte

Os italianos e turistas que estão na Itália enfrentam um dia crítico no país após a confirmação da greve nos serviços de transporte, como trem, ônibus, metrô, balsa, táxi e avião. A paralisação acontece entre às 9h e 17h (horário local) de hoje, com os trens, portos, ônibus, metrôs e carros de aluguel, e também já está agendada para os próximos dias 25 e 26 de julho. A greve geral foi organizada pelos sindicatos Filt Cgil, Fit Cisl e Uiltrasporti, na tentativa de conseguir um diálogo com o governo italiano sobre temas do setor, como infraestrutura, concorrência, segurança e modernização. Ontem (23), após um encontro com o governo, o grupo confirmou a paralisação “apesar da disposição do ministro de realizar uma série de reuniões no setor, como pedido “várias vezes”. “Decisão útil, mas tardia”, informaram os sindicatos.

Ao todo, Roma e mais 24 cidades serão afetadas. O protesto, no entanto, não inclui os transportes operados pela empresa estatal Rete Ferroviaria Italiana (RFI), que opera na Campânia. Já os trens da ferroviária Trenitalia circularão regularmente.

Conexões regionais também serão realizadas, com possíveis modificações na programação. Em comunicado em seu site, a empresa advertiu que as viagens “podem ser canceladas ou alteradas devido à greve nacional do Grupo Ferrovie dello Stato Italiane”.

Segundo a Trenitalia, a ligação entre Roma/Termini e o aeroporto internacional Leonardo Da Vinci, também conhecido como Fiumicino, está garantida. Na próxima sexta-feira (26), a greve também atingirá os aviões da Alitalia, mas terá duração apenas de 4 horas já que o Ministério de Infraestrutura e Transporte emitiu uma ordem para reduzir o tempo da paralisação. “A atitude da empresa é inaceitável, para os pilotos e comissários de bordo da Alitalia, mas a greve será de apenas 4 horas”, diz a nota do ministério. As greves acontecem em um momento em que os italianos saem de férias para aproveitar o fim das aulas e o verão no Hemisfério Norte.

Além disso, a Itália costuma receber um grande fluxo de turistas nos meses de julho e agosto por conta do período de férias na Europa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios