NotíciasVariedades

Como é o Ano Novo na Itália?

Na Itália a passagem do ano é bem diferente. Os italianos não encaram o Capodanno (final do ano) e a noite de 31 de dezembro (ou a Notte de San Silvestro) de forma tão significativa como nós. Eles não veem como um momento de recomeço e nem possuem aquela percepção, que nós temos, de um ano que termina e outro que começa. Uma das razões seja que o ‘ano dos compromissos’ não se inicia em janeiro/fevereiro, mas sim em setembro. Logo depois das grandes férias empresariais e escolares que acontecem de julho/agosto – tempo do verão e época em que todos saem de férias.
 
Além disso, os italianos não são tão místicos. Não tem nada de vestir branco ou alguma cor específica para se obter aquilo que deseja e nem simpatias de comes e pular ondinhas. O reveillon é só mais uma festa. Que muitas cidades nem celebram, promovendo festas, organizando shows, queimas de fogos, nada. Poucas são as que se organizam para a grande virada, como Roma e Milão, mas nada muito significativo. De todo modo tem algumas que o fazem de forma bem peculiar, como a cidade de Ferrara, na Toscana, que praticamente incendeia o seu castello Estense com uma linda queima de fogos coordenada a uma empolgante trilha sonora.
 
Nesta época, o que os italianos querem é aproveitar a settimana bianca (semana branca, em tradução livre), quando, mais ou menos a partir do dia 26 de dezembro, vão para as montanhas, para passear e esquiar nos Alpes. Bem como aproveitar o “saldi”, as promoções, que começam logo após o Natal.
 
De qualquer maneira, seja na Itália ou no Brasil, nós da Equipe da Rádio Italiana desejamos a todos os nossos internautas um “Buon Capodanno 2019”, com muita paz e realizações.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios