Notícias

Homem mais velho da Itália morre aos 111 anos

Tripoli Giannini, conhecido como Tripolino, homem mais velho da Itália, morreu em sua casa em Cecina, em Livorno, aos 111 anos de idade.

A notícia foi divulgada pela prefeitura, que, em nome de toda a cidade, expressou as condolências ao filho Romano e a toda a família.

Ao comunicar a notícia à prefeitura, Romano disse: “Eu pensava que ele era imortal e, por fim, não era”.

Além de ser o homem mais longevo da Itália, era o reservista mais antigo, de longe, dos bersaglieri, corpo de infantaria do Exército italiano, filiação reivindicada com orgulho durante toda a sua vida.

Nascido em Cecina em 20 de agosto de 1912, Tripolino Giannini era comerciante, proprietário de uma loja de frutas e verduras, e se orgulhava de ter testemunhado grandes eventos históricos desde o século 20 até agora, incluindo as duas Guerras Mundiais, a eleição de uma dezena de Papas, a Monarquia e a República.

Ele sempre desfrutou de boa saúde e se vangloriava de ter sobrevivido a várias epidemias, desde a gripe espanhola, que assolou a Itália quando era criança, até a Covid-19.

Tripolino era ainda um grande entusiasta do esporte, sendo pioneiro como praticante em uma época em que as atividades eram passatempos para nobres, senhores e pessoas muito abastadas.

Ele participou, inclusive, da primeira edição da corrida de rua Targa Cecina, uma competição local, em 1929, ficando em quarto lugar. O evento é realizado até os dias atuais.

Em 20 de agosto de 2023, por ocasião do 111º aniversário, ele foi homenageado não apenas pela família e parentes, mas também por uma delegação da prefeitura que, em nome de toda a cidade, o visitou em casa com o vice-prefeito, Antonio Giuseppe Costantino, e também por representantes dos círculos locais da Associação Nacional dos Bersaglieri.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios