Notícias

Tensão no Kosovo fere 11 militares italianos

Os protestos feitos por sérvios contra a eleição de quatro prefeitos de etnia albanesa no norte do Kosovo deixaram ao menos 41 militares das forças de paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Kfor).

Do total, 11 são italianos, sendo que três deles tiveram lesões graves. A Kfor vem reforçando a segurança nas sedes das prefeituras de Zvecan, que tem a situação de maior tensão, Leposavic, Zubin Potok e North Mitrovica.

Apesar de mais de 20 anos da declaração da independência, muitos moradores sérvios da região do norte do Kosovo não aceitam a separação de Belgrado. Por isso, boicotaram as eleições de 23 de abril e agora protestam contra a posse dos eleitos – todos de etnia albanesa, assim como as forças policiais locais.

O comandante da Kfor, general de divisão Angelo Michele Ristuccia, informou que está em estreito contato com os seus principais interlocutores, incluindo os representantes das instituições e das organizações de segurança do Kosovo, o Estado-Maior das Forças Armadas da Sérvia, além de outras missões da comunidade internacional no país.

Ainda pediu que Belgrado e Pristina se comprometam com o diálogo intermediado pela União Europeia para reduzir as tensões, o caminho para a paz e a normalização.

“Quero exprimir solidariedade aos militares da missão Kfor que ficaram feridos no Kosovo durante as manifestações dos sérvios contra a polícia kosovar.

Entre eles, 11 militares italianos, dos quais três em condições sérias, mas não em perigo. Os militares italianos continuam compromissados com a paz”, disse o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.

O titular italiano da pasta da Defesa, Guido Crosetto, também se manifestou e desejou “rápida recuperação para os militares Otan-Kfor italianos, húngaros e moldavos feridos nos confrontos no Kosovo”.

Também nesta segunda-feira, o embaixador norte-americano no Kosovo, Jeff Hovenier, chamou os quatro prefeitos alvos de ataques para uma reunião em Pristina enquanto os países que formam a missão Quint (EUA, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) convidaram, mais uma vez, o governo kosovar a ter prudência e a não tomar decisões unilaterais que possam causar ainda mais tensões.

Meloni se manifesta

A premiê da Itália, Giorgia Meloni, condenou os protestos dos sérvios contra a eleição de prefeitos de etnia albanesa no Kosovo.

“Exprimo a mais firme condenação ao ataque que causou danos à missão Kfor que envolveu também militares de outras nações. O que está acontecendo é absolutamente inaceitável e irresponsável. É fundamental evitar novas ações unilaterais por parte das autoridades kosovares e que todas as partes deem imediatamente um passo para trás contribuindo com o afastamento da tensão”, disse acrescentando que o compromisso italiano com os Bálcãs ocidentais “segue no máximo”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios