Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, diz que italianos são "cordeirinhos" PDF Imprimir E-mail

BerlusconiO ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi definiu as pessoas de seu país como um "povo de cordeirinhos" por não se levantarem contra o atual chefe de governo Matteo Renzi.

 

A declaração foi dada durante o programa "Porta a Porta", principal talk show italiano. "Deveríamos estar nas ruas pedindo eleições e a dissolução das Câmaras. Somos um povo de cordeirinhos, temos um premier que não foi eleito e que está em pé graças a 50 parlamentares que traíram o seu mandato eleitoral", disse o ex-Cavaliere.

 

Matteo Renzi era prefeito de Florença e assumiu o governo italiano em fevereiro de 2014, após ter manobrado para que sua legenda, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), retirasse o apoio ao então primeiro-ministro Enrico Letta, que também pertence à sigla, mas, em seu curto período no poder, enfrentou uma série de crises políticas.

 

Sem maioria no Parlamento, Letta foi obrigado a renunciar, abrindo espaço para que o presidente Giorgio Napolitano convocasse Renzi, líder do partido com maior número de membros no Congresso, para formar um novo gabinete.

 

Atualmente, o PD tem ampla maioria na Câmara, mas no Senado precisa do apoio da Nova Centro-Direita (NCD), legenda formada por dissidentes do Forza Italia (FI) - liderado por Silvio Berlusconi - quando este tentou, sem sucesso, derrubar Letta. O ex-premier ainda instou o atual presidente da Itália, Sergio Mattarella, a dissolver o Parlamento e a convocar eleições. "Estamos em uma democracia suspensa", completou.

 

Entre 2014 e 2015, Renzi e Berlusconi se aliaram para aprovar uma nova lei eleitoral e o fim do bicameralismo paritário, mas o pacto foi rompido pelo ex-Cavaliere após o chefe de governo ter indicado, sem consultá-lo previamente, o jurista Mattarella para a Presidência da República.

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Gasparini
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed