Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
União Europeia formaliza acusação de monopólio contra Google PDF Imprimir E-mail

União Europeia formaliza acusação de monopólio contra GoogleO órgão antitruste da União Europeia formalizou as acusações contra o Google de que o sistema para celulares Android monopoliza o mercado tendo um "abuso de posição dominante". Durante a investigação realizada por Bruxelas, constatou-se que o Google "impõe restrições" para os fabricantes de smartphones e tablets.


Também determina aos operadores de telefonia móvel, os quais são obrigados a pré-instalar seus aplicativos, como o Google Search e o Google Chrome.

 

"Há um ano, nós anunciamos a abertura de uma investigação sobre o Google e o Android. Hoje, podemos dizer que as suas práticas são contrárias ao direito europeu nos termos de livre concorrência", afirmou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Deste modo, a marca assegurou que seus apps ocupem a maior parte dos aparelhos que existam no continente, visto que, 80% dos equipamentos vendidos na Europa e no mundo usam o Android. De acordo com os investigadores, "a prática fecha o caminho para os produtores rivais de aplicativos de chegar ao mercado" e "prejudica os consumidores, diminuindo a concorrência e restringindo as inovações".

Para Vestager, "a empresa atuou com uma estratégia sobre os aparelhos móveis para conservar e reforçar o seu domínio no campo de buscas na internet" e isso "violaria" as regras europeias.

Essas acusações foram colocadas no "Documento Formal de Objeções", que é o primeiro passo formal do procedimento que pode levar, ao fim, sanções para o colosso norte-americano.

Agora, o grupo de Mountain View tem 12 semanas para se defender.

Em nota, o Google lembrou que seus sistemas são livres. "Os nossos acordos com os parceiros são inteiramente sobre uma base voluntária e qualquer um pode usar o Android sem o Google. É só tentar. Você pode trocar o sistema inteiro gratuitamente, modificá-lo como quiser e construir um telefone. E grandes empresas como a Amazon já o fazem", destacou o vice-presidente-sênior e conselheiro do Google, Kent Walker.

No comunicado, o representante de Mountain View ainda ressaltou que o "Android contribuiu para o desenvolvimento de um ecossistema relevante - e ainda mais importante porque é sustentável - baseado em um software open source e sobre a inovação aberta".

Porém, Walter ressaltou que a marca "ficará feliz em trabalhar com a Comissão Europeia" para mostrar que o Android "é um bem para a concorrência e para o consumidor". (Fonte: Ansa) 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Gasparini
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed