Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
CORRIERE DELLA SERA: União Europeia estuda cobrar taxa de turistas para fundo de ajuda a refugiados PDF Imprimir E-mail

Taxa para turistasA União Europeia estuda cobrar uma taxa de 50 euros de estrangeiros que entrarem no bloco a turismo ou a trabalho para enfrentar a mais grave crise migratória desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a hipótese foi formulada por especialistas financeiros da Comissão Europeia, poder Executivo da UE, e será submetida ao exame dos Estados-membros. Ela prevê que o pagamento seja efetuado no momento da chegada a atingiria cidadãos de todos os outros continentes.

Uma alternativa que também está sendo estudada é a criação de uma "contribuição" de 10 euros (R$ 41) que seria cobrada junto com a passagem aérea. O objetivo dessas iniciativas é abastecer o fundo criado para administrar o acolhimento a solicitantes de refúgio e a repatriação de imigrantes sem direito à proteção do bloco.

Na prática, se for aprovada, a taxa funcionará como uma espécie de visto, ainda que seja menos burocrática, já que a entrada na União estará condicionada apenas ao seu pagamento, e não à análise das autoridades europeias.

Atualmente, Bruxelas não exige visto para cidadãos de diversos países, inclusive o Brasil, desde que respeitado o limite de 90 dias de permanência.


Essa também seria uma forma de evitar cobranças sobre os solicitantes de refúgio, que na maioria das vezes viajam sem dinheiro.

Outra particularidade é que a taxa de entrada não atingiria nenhum cidadão da Europa, mesmo que seu país não faça parte da UE ou do Espaço Schengen — é o caso da Ucrânia, por exemplo.


De acordo com o Corriere della Sera, o "visto" poderia levar aos cofres europeus de 500 milhões a 700 milhões de euros por ano.

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Gasparini
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed