Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Saiba quem é o italiano Antonio Tajani o novo presidente do Parlamento Europeu PDF Imprimir E-mail

Antonio TajaniO eurodeputado italiano Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu (PPE), eleito como novo presidente do Parlamento Europeu, tem uma longa carreira na comunicação e na política da Itália.


Conheça um pouco de sua trajetória:

 

Ele nasceu em 4 de agosto de 1953 em Roma e se formou em Direito na Universidade de Sapienza, na capital italiana, atuando em diversas publicações do país como jornalista. Tajani foi redator do "Il Settimanale", condutor do programa "GR1", da emissora "Rai" e responsável pela redação do "Il Giornale" em Roma. Na profissão, foi enviado especial ao Líbano, Somália e, na época, União Soviética.

Antes de ingressar na política, Tajani ainda foi oficial da Aeronáutica Italiana, se especializou em controle da defesa aérea no Centro Técnico Addestrativo de Borgo Piave e foi responsável pela Sala de Controle do 33º radar da Aeronáutica Militar.

Já na política, Tajani foi eleito parlamentar europeu em 1994, o que foi confirmado novamente em 1999 e 2004, foi um dos fundadores do partido Força Itália (FI) e foi o seu coordenador na região do Lazio até 2005.

Neste mesmo ano, durante o governo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o italiano foi o porta-voz do ex-premier e tornou-se um grande aliado do político. Na última década, se candidatou, sem sucesso, a deputado da região pela cidade de Alatri e à Prefeitura de Roma, em 2001.

No entanto, Tajani foi eleito em 2002, com um dos 10 vice-presidentes do Partido Popular Europeu (PPE), a principal força política do Parlamento Europeu e sigla pela qual o político concorreu às eleições da Presidência da Casa. Deste cargo, Tajani foi reeleito em 2006, 2009 e 2012. De 2008 a 2010, o italiano foi o comissário da União Europeia para os Transportes, no qual foi a favor ao salvamento da companhia aérea italiana Alitalia através de investimento de capital privado nela.

Entre 2010 e 2014, Tajani foi o comissário da União Europeia para a Indústria. Durante este período, o político também foi vice-presidente da Comissão Europeia. Em 2013, Tajani voltou a aderir ao FI e no começo de 2014 se tornou um membro do Comitê Presidencial do partido. Em seus 15 anos de atividade parlamentar, o italiano também participou de várias Comissões nacionais.

Em dezembro do ano passado, o PPE escolheu Tajani como seu candidato nas eleições à Presidência do Parlamento Europeu. Nas votações, o italiano ficou em primeiro lugar em todas elas, sendo que na primeira votação recebeu 274 votos, na segunda teve 287, na terceira obteve 291 e na quarta ficou com 351. (Ansa)

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Barilla
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed