Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Após Líbia, governo italiano mira Tunísia para frear imigração PDF Imprimir E-mail
Após Líbia, governo italiano mira Tunísia para frear imigraçãoApós um pacto bilateral com a Líbia, a Itália assinou em Roma, uma declaração conjunta com a Tunísia para reforçar a cooperação contra a imigração clandestina no Mediterrâneo Central.

 

O documento foi firmado pelos ministros das Relações Exteriores Angelino Alfano e Khemaies Jhinaoui e faz parte de uma série de novos acordos envolvendo os dois países, que cobrem áreas como turismo, desenvolvimento, agricultura, novas tecnologias e meio ambiente.   


“Existe um trabalho em comum para bloquear os traficantes de seres humanos na rota do Mediterrâneo Central”, declarou Alfano, acrescentando que a Itália trabalhará para “ajudar” a Tunísia a criar empregos, principalmente nas zonas mais carentes.   


Entre outras coisas, Roma dará treinamento e equipamentos à Guarda Costeira tunisiana – assim como fará com a Líbia – para tentar conter o fluxo migratório no mar Mediterrâneo. “Acho que essa contribuição dará resultados frutíferos”, acrescentou o chanceler italiano.   


Atualmente, a Tunísia não é o principal ponto de partida para imigrantes clandestinos chegarem à Itália – de 22 mil em 2011, o número de deslocados externos que viajam de um país ao outro caiu para cerca de 1 mil em 2016, sendo a maioria deles da África Subsaariana.   


No entanto, com os planos de Roma e da União Europeia para “fechar” a rota líbia, existe o temor de que esse fluxo acabe sendo escoado por nações vizinhas, como Egito, Argélia e Tunísia – esta última está a menos de 140 km de Lampedusa, a ilha mais meridional da Itália.   


Segundo o projeto “Missing Migrants” (“Imigrantes Perdidos”), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 9,3 mil deslocados externos já usaram a rota do Mediterrâneo Central em 2017, e outros 228 morreram ou sumiram durante o trajeto.  

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Botto Giuseppe Lanificio
Barilla
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed