Papa Francisco fará rito do Lava-Pés em presídio da Itália PDF Imprimir E-mail
O papa Francisco fará a celebração da missa do “Coena Domini” na quinta-feira (13), que inclui o rito litúrgico do Lava-Pés, na Casa de Reclusão de Paliano, na província de Frosinone, na região centro-sul da Itália, informou o Vaticano.   


Segundo a Santa Sé, o Pontífice lavará os pés de 12 detentos em uma visita de caráter privado. A decisão de fazer o principal evento da “quinta-feira santa” católica fora do Vaticano tem sido uma marca do Pontificado de Jorge Mario Bergoglio.   


Em 2013, ele fez a “Coena Domini” na prisão para menores de idade em Casal de Marmo e, no ano seguinte, a cerimônia foi realizada na Fundação Don Gnocchi – Centro Santa Maria della Provvidenza, que atende pessoas com deficiências motoras e intelectuais.   


Em 2015, ele realizou o rito no presídio de Rebibbia, lavando os pés de seis detentos – incluindo um brasileiro – e seis detentas.   


Já no ano passado, o Pontífice realizou o rito do Lava-Pés em um centro de acolhimento de imigrantes em Castelnuovo di Porto.  


Ainda em 2016, o líder católico ordenou a alteração das regras do tradicional rito litúrgico permitindo a presença de mulheres entre aqueles que tem os pés lavados.

AddThis Social Bookmark Button