CATOLICISMO ROMANO: De onde surgiu a palavra Páscoa e seu significado PDF Imprimir E-mail

DE ONDE SURGIU A PALAVRA PÁSCOA E QUAL O SEU SIGNIFICADO?

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão, uma abertura para o meio da libertação do povo judeu, pois conforme está escrito no Êxodo, o povo que caminhava com Moisés, estavam passando (saindo), do escravismo das culturas e praticas do paganismo, estavam passando por um processo de reeducação e purificação, para que assim prestassem culto somente a Deus.

Ainda hoje as família judaicas se reúnem para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas, basta aprofundar-se no judaísmo, e veremos que eles reúnem-se para comemorar a Páscoa não por status de tradição, mais sim, num sentido de celebrar e relembrar da libertação do povo de Israel, que antes vivia da escravidão do Egito, corrompida pelos deuses e toda aquela cultura que desagradava e desagrada a Deus.

PASCOA NO CRISTIANISMO:

Para nós cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida. É a passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.

Aquele povo que caminhava com Moisés, era conduzido e estava sendo reeducado, marcados pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel, na qual Moisés teria que conduzir para a Terra Prometida. Jesus é aquele que nos conduz a vida ETERNA. Cristo ao derramar seu Sangue na Cruz, abre para nós uma passagem, um caminho para a vida em plenitude ao lado de todos os santos e anjos de Deus, por este motivo, Cristo é a nossa Pascoa, que é considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

Os médico-legista nos relatam que quando um corpo perde todo o seu sangue, chega um a ponto em que sai água. Refletindo nisso, sabemos que Cristo sangrou tanto na Cruz que chegou ao ponto de sair água do seu corpo, indicando-nos assim, que Jesus já teria derramado todo o seu sangue quando o saldado romano o transpassou com uma lança. No momento que o soldado romano o perfurou com a lança, derramou-se sobre os seus olhos uma água que o cegou.

Devemos buscar ser lavados com essa água, para que fiquemos cegos ao ponto de nunca mais querer enxergar o pecado, para que tenhamos a certeza de que essa pascoa que contemplamos, é realmente mais que um mistério, é a vida que Deus nos desejou desde o inicio da criação, que essa pascoa é para nós Católicos Apostólicos Romanos, o ponto central de nossas doutrinas.

É no dia da Páscoa que comemoramos a ressurreição de Jesus, sem essa ressurreição, estaríamos todos condenados e certamente o mundo que hoje abrimos a boca para dizer que esta no fim, nem existiria mais.

AddThis Social Bookmark Button