Sicília encontra peixe raro no Mar Mediterrâneo PDF Imprimir E-mail
Um raro tipo de peixe foi encontrado nas águas do Mar Mediterrâneo. Trata-se de uma espécie do peixe-papagaio (Chlorurus rhakoura), vista até agora apenas no recife entre o Sri Lanka e Austrália.   


Cerca de seis espécies adultas, provavelmente transportadas pelas águas durante a navegação de navios de grande porte, foram apanhadas nas redes de um barco de pesca perto de Portopalo, na região da Sicília.   


Dois peixes foram vendidos no mercado, enquanto que os outros quatro foram entregues aos zoólogos italianos Gianni Insacco e Bruno Zava, do Museo Civico de História Natural, para serem examinados.   


“Estes peixes pertencem a uma espécie rara e muito evasiva, que foi descrita pela primeira vez há 20 anos, por isso essa descoberta no Mediterrâneo é ainda mais surpreendente”, explicam os especialistas.   


“Os adutos atingem 40 centímetros de comprimento e são caracterizados por cor escura, tipo um azul-marinho, e cauda curta. Todas as espécies nascem no sexo masculino, mas alguns se transformam em fêmeas quando desenvolvem uma saliência em suas cabeças”, acrescentaram.   


De acordo com os zoólogos, os peixes são acostumados a comer moluscos e corais em águas rasas. “Eu não acho que eles podem facilmente se naturalizar [no Mediterrâneo] tornando-se uma presença estável. Os quatro peixes examinados estavam com o estômago vazio. Resta saber se eles vieram assim”, explicaram.   


“É provável que as espécies chegaram com grandes navios, que devido ao mau funcionamento dos sistemas de bombeamento e filtragem podem se tornar capazes de transportar espécies exóticas”, afirmaram.

AddThis Social Bookmark Button