Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Minas Gerais e Piemonte fecham acordo para o desenvolvimento de bioetanol de segunda geração PDF Imprimir E-mail

Aécio Neves e Mercedes BressoO governador Aécio Neves assinou, na cidade de Turim, na Itália, acordo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e a região italiana de Piemonte. O acordo, assinado com a presidente da região, Mercedes Bresso, estipulou uma agenda de trabalho comum para a realização de pesquisas em diversos setores nos próximos dois anos. Ficou definido que Minas e Piemonte realizarão estudos conjuntos para o desenvolvimento do bioetanol de segunda geração, derivado da celulose e não do petróleo ou de alimentos.

 

“Nós temos que transformar essa parceria em oportunidades de crescimento e geração de empregos”, destacou o governador. O protocolo assinado também prevê incentivos para as pesquisas em biotecnologia, nanotecnologia, microeletrônica, telecomunicações, tecnologia wireless, design, agrozootecnia e meio ambiente.

 

Através do acordo, serão incentivadas as pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e a formação de mão-de-obra, por meio de intercâmbio, assim como já acontece com o programa Jovens Mineiros, Cidadãos do Mundo. Através desse programa, universitários mineiros têm freqüentado o Instituto Politécnico de Torino (Polito). A assinatura realizada nesta terça-feira é uma extensão de um acordo já existente entre Minas Gerais e Piemonte desde o ano passado.

 

Parceria

 

Mercedes Bresso destacou que a assinatura de acordos como esse é importante neste momento de crise financeira e defendeu que esse tipo de parceria pode ajudar na superação dos problemas. Ela destacou ainda a importância da Semana de Minas Gerais, que está sendo realizada em Turim, para a divulgação da cultura e das oportunidades de negócios do Estado para os italianos.

 

“Não só esse convênio, mas o próprio evento de Minas em Turim ocorrendo neste momento de crise, devem gerar maior interesse das empresas em conhecer as possibilidades de investimento que Minas Gerais oferece”, disse Bresso.

 

Ele afirmou ainda que a relação de Minas com Piemonte começou com a Fiat, mas que o objetivo atual é ampliar essas relações, especialmente em relação às energias renováveis. A montadora italiana, que mantém uma de suas principais plantas na cidade mineira de Betim, é sediada em Turim.

 

Para o governador Aécio Neves, a parceria histórica de Minas com Piemonte pode avançar também no turismo, na cultura, na área tecnológica e de agronegócios. O governador afirmou que países em desenvolvimento como o Brasil terão a responsabilidade, neste momento de crise, de ajudar o crescimento global.

 

“Essa é a nossa esperança e a direção do nosso trabalho. Queremos compartilhar isso com a região de Piemonte. Minas, assim como Piemonte, tem vocação para o desenvolvimento de pesquisas de novas tecnologias. O Governo do Estado tem buscado potencializar essa vocação”, destacou.

 

Aécio Neves ressaltou que, durante o seu governo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tem recebido importantes investimentos. “Momento de crise é momento de investimento em pesquisas aplicadas em novas tecnologias”, disse.

Empresários

 

Aécio Neves também se reuniu com um grupo de 38 líderes empresariais da região de Piemonte para avaliação das potencialidades de Minas Gerais para investimentos. O encontro foi uma preparação da a rodada de negócios e workshops que acontecem nesta quarta-feira (19), durante a Semana de Minas em Piemonte.

 

O governador fez uma avaliação das economias brasileira e mineira e sobre a crise econômica mundial. Ele voltou a garantir que Minas Gerais manterá os investimentos previstos para o próximo ano e ressaltou que várias empresas também já confirmaram a manutenção do cronograma de aportes no Estado. Aécio Neves também destacou as parcerias público-privadas realizadas em Minas.

 

“Investir no Brasil, em especial em Minas, vai assegurar resultados somente comparados àqueles realizados na China. Minas foi pioneira na criação de mecanismos macroeconômicos, em especial a PPP. Já temos experiências em parcerias rodoviárias e de telecomunicações e iniciarem na prisional. Várias outras oportunidades estarão surgindo nos próximos anos”, disse o governador.

 

Entre os presentes estavam o vice-presidente mundial da Fiat, Luca de Meo, o presidente da Fundação Cassa di Risparneo – Unicredit Bank, o presidente da União das Indústrias de Turim, Gean Franco Carbonato, o presidente da Federação das Indústrias de Piemonte, Mario Calderini, e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães, de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, de Cultura, Paulo Brant e de Turismo, Érica Drumond.

 

Piemonte

 

A região do Piemonte é uma das mais desenvolvidas economicamente na Itália. Apesar da região ser conhecida por sediar a Fiat, a economia local vem se diversificando nos últimos anos. Existem atualmente 149 mil indústrias em Piemonte, com destaque para os setores automobilístico, têxtil, produção alimentar, tecnologia e jóias, além da agricultura.

 

A pesquisa tecnológica é outro ponto forte de Piemonte. A região abriga duas grandes instituições de ensino da Europa: a Universidade de Turim e o Instituto Politécnico de Torino. Importantes pólos de pesquisa também estão localizados na região, como o Instituto de Alta Tecnologia Donegani, em Novara, e o Instituto de Eletrônica e Engenharia da Informação do Conselho Nacional de Pesquisa, em Turim.

 

Várias empresas mantém em Piemonte seus centros de pesquisa.

 

Participaram da solenidade de assinatura do acordo vários secretários da região de Piemonte e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães, de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, de Cultura, Paulo Brant, e de Turismo, Érica Drumond.

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Gasparini
Botto Giuseppe Lanificio
IL BIELLESE
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed