Notícias

“26º Festival de Cinema Latino-Americano” acontecerá em Trieste, de 22 a 30 de outubro

Em Trieste, de 22 a 30 de outubro, vai acontecer o 26º Festival de Cinema Latino-Americano. No Teatro Miela e em outras salas, serão projetados mais de 160 filmes e documentários sobre a realidade artística, cultural e histórica do continente latino. 

Além da seção oficial – com 15 obras de produção recente de todo o continente na disputa, também serão apresentadas várias retrospectivas e seções temáticas.

O júri da seção oficial do Festival será presidido pelo popular cantor uruguaio Daniel Viglietti, e contará também com o sociólogo belgaArmand, a diretora do Setor Cultura da América Latina de Paris, Lisa Ginsburg; o diretor do Festival de Cinema Latino-Americano da Catalunha de Lérida, Juan Ferrer; a diretora de Cultura do Instituto Ítalo-Latino America (IILA) Sylvia Irrazábal e o diretor do Istituto Luce-Cinecittà Holding Giuseppe Attene.

Entre as várias seções do Festival, haverá uma retrospectiva do diretor e roteirista Jaime Humberto Hermosillo – um dos maiores do novo cinema mexicano, que na ocasião estará em Trieste. Entre as suas obras exibidas no Festival estarão "La Pasion Segun Berenice" (1976), "La Tarea" (1990) e a mais recente "Juventud y desengaños anhelos de Hernan Cortes Delgado" (2010).

Outra retrospectiva será dedicada ao cineasta chileno Raul Ruiz, que morreu em agosto passado. Na mostra estará a maioria de seus filmes rodados no Chile antes do exílio, entre os quais "Tres tristes tigres" (1968), "La colonia penal" (1970), "La expropiación" (1972), "El realismo socialista" (1973), "Palomita Blanca" (1973).

Entre os prêmios agendados, o uruguaio Daniel Viglietti, de ascendência italiana, será agraciado com o prêmio "Oriundi", que todo ano o Festival de Trieste concede a autores que enalteceram a memória da emigração italiana à América Latina.*

Outro reconhecimento, o "Prêmio Salvador Allende" (em homenagem ao presidente chileno) será entregue aos diplomatas italianos Piero de Masi e Roberto Toscano: de serviço na Embaixada do Chile em Santiago durante o golpe de 1973, eles enfrentaram uma situação dramática com grande coragem e sentido democrático, dando asilo aos chilenos que fugiam dos horrores da ditadura. Eles também estarão em Trieste para receber o prêmio.

O Festival de Trieste também oferecerá o Prêmio Malvinas – inspirado na guerra de 1982 entre os governos argentino e britânico pelo controle das ilhas Malvinas (Falklands), para promover a coexistência entre os povos e o direito internacional, à obra que melhor representar esses valores.

Por último, 60% da programação do Festival estará na Arcoiris TV, que oferecerá o Prêmio de Público na Web.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios