Notícias

Enfermeira de 29 anos é 1ª a ser vacinada na Itália

A Itália iniciou a vacinação contra o coronavírus Sars-CoV-2, assim como praticamente todos os países da União Europeia, no Instituto Lazzaro Spallanzani, de Roma. A primeira a receber a dose do imunizante da farmacêutica Pfizer e do laboratório alemão BioNTech foi a enfermeira Claudia Alivernini de 29 anos.

“Tenho consciência que hoje é um dia importante e decisivo. A ciência e a medicina são as únicas coisas que nos permitirão sair desse vírus. Eu digo de coração: vacinem-se”, afirmou Alivernini assim que tomou sua primeira dose.

Depois da enfermeira, foram vacinados o operador sanitário Omar Altobelli e a diretora do laboratório de virologia do Spallanzani, Maria Rosaria Capobianchi, no mesmo local. As vacinações do “Dia V”, uma data simbólica que marca o início da imunização na União Europeia, também foram realizadas em diversas outras regiões italianas.

“Me sinto muito bem. A escolha foi uma escolha muito natural. Me ofereci para ser vacinada e fui escolhida como uma das primeiras como símbolo para que confiem e creiam nessa escolha, para que seja exemplo para outros operadores sanitários, mas também para toda a população.

Precisamos confiar na ciência, não podemos nos excluir disso”, disse Capobianchi. Já Altobelli disse se sentir “emocionado” e que quer ser um “exemplo” para os italianos confiarem na vacinação. “Agora, cuidar dos pacientes com Covid será diferente. Começou, seguramente, uma mensagem de esperança e confiança na ciência que hoje temos vacina. Olhamos para o futuro de maneira mais positiva e positiva no bom sentido”, acrescentou.

O Spallanzani informou que, ao todo, vacinará 130 trabalhadores da saúde – o primeiro grupo a receber os imunizantes BNT 162b.

As primeiras 9.750 doses da vacina da Pfizer/BioNTech foram enviadas para todo o país com o apoio das forças armadas. No entanto, a imunização em massa deve começar, de fato, no início e 2021 e deve atingir o objetivo do governo no fim do primeiro semestre.

O premiê da Itália, Giuseppe Conte, usou sua conta no Twitter para comemorar o início da vacinação anti-Covid. “A Itália desperta. É o Dia da Vacina. Essa data permanecerá para sempre conosco. Começamos com os operadores sanitários e com as faixas mais frágeis para depois estender para toda a população a possibilidade de conseguir a imunidade e derrotar definitivamente esse vírus”, escreveu.

O comissário extraordinário para a pandemia de Covid-19, Domenico Arcuri, lembrou que a vacina é “gratuita, mas não obrigatória”, porém destacou que acredita que os italianos sabem da importância dela para derrotar a pandemia.

“Acredito que o número de vacinados será muito mais alto do que pensamos. Os italianos são muito melhores do que podemos representar. Para a imunidade de rebanho, é preciso que 80% dos italianos se vacinem.

Precisamos nos manter calmos, pacientes e responsáveis porque a batalha ainda é muito longa. Não devemos nos iludir que tudo acabou, mas finalmente temos uma vacina”, acrescentou.

Ao todo, a Itália terá mais de 202 milhões de doses de vacinas – através da União Europeia -, mas do que o dobro necessário para vacinar toda a população (cerca de 60 milhões de pessoas)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios