PALIO DI SIENA PDF Imprimir E-mail

 

Manifestação folclórica italiana mais conhecida no mundo. Embora desde o século XIII se tenha notícia de tais corridas de cavalos em Siena, o Pálio, assim como é realizado hoje, só teve a origem no século XVII.

Dele participam os 17 bairros. O Pálio, que é um estandarte e possui um valor puramente simbólico, é o emblema da vitória.

Após o desfile histórico pela praça, com o desfraldar das bandeiras, e a exibição dos magníficos trajes tradicionais, a corrida é realizada por 10 cavalos, os quais representam 10 bairros e que correm por direito e mais 3 cavalos representando 3 bairros, escolhidos por sorteio. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após 3 voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei tenha caído. É um espetáculo de força, amor, destreza, magnífico e solene, muito emocionante. A multidão que dele participa, está pronta para o delírio festivo ou o maior desespero, e após a corrida, felicidade e alegria para quem ganha, zombarias e desespero para quem perde.

O Pálio é uma festa que se repete duas vezes por anos, no dia 02 de julho e 16 de agosto, sempre em honra de Nossa Senhora de Assunção.

AddThis Social Bookmark Button