Notícias

Quase 300 migrantes desembarcam em ilha do sul da Itália

Pelo menos 277 migrantes desembarcaram em Lampedusa, ilha do sul da Itália. Ao todo, os deslocados internacionais fizeram a perigosa travessia do Mediterrâneo Central em cinco embarcações.

A primeira delas – um pesqueiro de 15 metros – foi socorrida na costa de Lampedusa com 134 egípcios que, segundo relatos de testemunhas, pagaram entre 500 e 2 mil euros (de R$ 2,7 mil a R$ 10,8 mil) para zarpar de Zuara, na Líbia.

Em seguida, foi a vez de um barco proveniente de El Ambra, na Tunísia, com 49 pessoas originárias de Gâmbia, Libéria, Nigéria e Serra Leoa, na África Subsaariana.

As outras três embarcações chegaram à ilha uma com 12 tunisianos, uma com 40 egípcios, sírios e sudaneses e uma terceira com 42 migrantes de Burkina Fasso, Costa do Marfim, Gana, Libéria e Nigéria.

Todos os deslocados internacionais, incluindo 25 menores de idade desacompanhados, foram levados ao centro de acolhimento de Lampedusa, que estava deserto. Eles devem ser transferidos para outras cidades italianas.

O país já recebeu quase 154 mil migrantes e refugiados via Mediterrâneo em 2023, alta de mais de 50% sobre o mesmo período de 2022, segundo o Ministério do Interior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios