Notícias

Itália recorda 15 anos de terremoto com mais de 300 mortes

A Itália recordou o aniversário de 15 anos do terremoto que devastou a cidade de L’Aquila, capital de Abruzzo, na região central do país, e matou 309 pessoas.

O abalo sísmico ocorreu no dia 6 de abril de 2009, com magnitude 6.3 na escala Richter, e também deixou 1,6 mil feridos e dezenas de milhares de desabrigados.

Até hoje, o município de 70 mil habitantes não foi totalmente reconstruído.

“A plena reconstrução da cidade e dos vilarejos é um dever e um compromisso a se buscar por todos os componentes da sociedade, sobretudo pelas instituições”, diz uma mensagem do presidente italiano, Sergio Mattarella.

Já a premiê Giorgia Meloni elogiou o trabalho de renovação em L’Aquila nos últimos anos, “cujos primeiros efeitos estão sendo vistos”, e garantiu o “empenho” do governo em prol da região.

Diversas homenagens em L’Aquila marcaram os 15 anos do terremoto, incluindo a tradicional procissão de madrugada em memória das vítimas. A passeata é sempre feita antes do amanhecer porque o abalo sísmico principal ocorreu às 3h32, quando a maioria dos habitantes da cidade estava dormindo, fazendo com que muitos não tivessem tempo de escapar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios