Notícias

Navio com 322 migrantes recebe permissão para atracar na Itália

O navio humanitário Geo Barents, da ONG Médicos Sem Fronteiras, recebeu autorização para atracar em um porto do sul da Itália com 322 migrantes forçados a bordo, incluindo 95 menores de idade.

Os deslocados internacionais vão desembarcar em Augusta, que abriga um dos principais portos da Sicília. Dos 95 menores no navio, 82 estão desacompanhados e cinco têm menos de cinco anos de idade – o mais jovem tem apenas duas semanas de vida.

“Após vários dias de espera, que começavam a impactar nas condições psicológicas e físicas das pessoas, estamos felizes em poder desembarcar em um porto seguro”, disse a MSF no Twitter. Os migrantes foram resgatados pelo Geo Barents na semana passada, em barcos superlotados no Mar Mediterrâneo Central.

Normas internacionais de navegação determinam que náufragos sejam levados ao porto seguro mais próximo, papel que, nesse trecho do Mediterrâneo, é desempenhado por Itália ou Malta.

Os dois países, no entanto, costumam ser apenas portas de entrada para esses deslocados internacionais na União Europeia, já que frequentemente eles tentam seguir viagem para os Estados-membros mais ao norte, como a Alemanha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios