Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Operação contra máfia prende 69 em vários países europeus.19 são italianos PDF Imprimir E-mail

Operação contra máfia prende 69 em 5 países europeusPoliciais de países europeus prenderam hoje 69 pessoas acusadas de associação mafiosa e de vários crimes.

A maioria das detenções aconteceu na Espanha e na Itália, mas também foram presas pessoas na Suíça, França e Áustria.


Na Itália, foi capturado Salvatore Messina Denaro, irmão do suposto chefão da máfia siciliana, a Cosa Nostra, Matteo Messina Denaro, foragido há 17 anos. Segundo o governo do país, foi desmantelado o "serviço postal" da Cosa Nostra, de acordo com a agência Ansa.


Um funcionário da Polícia Nacional da Espanha disse que 24 pessoas foram detidas nas regiões do leste da Catalunha e de Valência, no País Basco ao norte e em Guadalajara, no centro do país. A Espanha coordenou as incursões com as polícias dos outros países. Os detidos são suspeitos de crimes que envolvem lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de armas, disse o policial espanhol sob anonimato.

A Promotoria Federal da Suíça disse que 11 pessoas foram detidas, como parte de uma investigação de atividades ilícitas que começou em abril de 2009. Segundo os policiais suíços, a operação teve como alvo uma organização criminosa altamente estrutura e hierarquizada.

Na Itália, a polícia deteve 19 pessoas, muitas das quais seriam supostos assessores próximos ao foragido chefe da Cosa Nostra, Matteo Messina Denaro. Segundo os policiais, eram esses "assessores" que enviavam as ordens a partir do esconderijo onde está Denaro. As ordens permitiam que ele se comunicasse com as famílias ligadas à Cosa Nostra na Sicília e em outras regiões, disse a polícia. Várias lojas e negócios ficaram fechados hoje na Sicília.

Os suspeitos foram detidos em buscas pela manhã, a maioria perto da cidade de Trapani, onde se acredita que Denaro esteja escondido. As acusações contra os detidos incluem associação mafiosa, extorsão e fraude. "Nós desmantelamos a rede de comunicações com a qual o número um dentre os foragidos passava informações e dava ordens para o conjunto da operação da Cosa Nostra", disse o ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni. "Nós estamos fechando o cerco".

Desde 1993, Messina Denaro é o homem mais procurado na Itália, sob acusações de homicídio e outros crimes. Acredita-se que ele passou a ocupar a cúpula da Cosa Nostra a partir de 2007, após a prisão de Bernardo Provenzano, que comandava a organização criminosa desde o início da década de 1990, quando sucedeu a Salvatore Riina.

Messina Denaro tentava minimizar os riscos de empregar parentes na organização mafiosa - uma vez que esses tenderiam a ser mais fiéis a ele - e reduziu o número de reuniões a um mínimo, disse Giuseppe Linares, da polícia de Trapani. Grande parte da comunicação, então, passou a ser feita por notas criptografadas - as chamadas "pizzini" - entre os mafiosos

AddThis Social Bookmark Button
 
Translation by Google
Menu Principal
Principal
Colunistas - Expediente
Cantores Italianos
Catolicismo Romano
Curiosidades/Arquivo
Gramática Italiana
Geografia da Itália
Hino da Itália
Dicas Culturais
Festival di San Remo
Folclore Italiano
História da Itália
Entrevistas
Letras de Músicas
Notícias
Previdência Italiana
Receitas Italianas
Turismo na Itália
Blog do Botto
Botto Giuseppe Lanificio
Rádio Trianon de SP
BAUDUCCO
Enquete
Qual assunto você gostaria que fosse abordado com mais profundidade pela Rádio Italiana?
 
Pesquisar
RSS Feed