Notícias

Fumo passivo na União Europeia caiu de 46% para 28% no ano passado

Diminui a exposição ao tabagismo passivo na União Europeia, revelou um relatório publicado esta semana pela Comissão Europeia. Em 2012, o percentual de exposição foi de 28%, contra os 46% de 2009. De acordo com o comissário da Saúde, Tonio Borg, o estudo publicado mostra os progressos constantes dos Estados-membros para proteger seus cidadãos do fumo passivo.

A situação varia muito de país para país, mas para uma Europa sem tabaco o caminho ainda é muito longo.

Na Itália, onde a legislação antitabagista entrou em vigor em 1º de janeiro de 2005, de acordo com o Eurobarometro 2012 a exposição ao fumo passivo em bares nos últimos seis meses foi de 11%, de 7% em restaurantes e de 41%, ainda que "ocasionalmente", no local de trabalho.

Com base nos dados coletados em Bruxelas, no geral, entre 2005 e 2011 foram feitos 22 mil controles em todo o país, sendo impostas 1.478 sanções (6,7%). Entre estas, 554 (2,5%) por fumar em lugares proibidos e 924 (4,2%) por não ter aplicado devidamente a proibição de fumar (a ausência ou irregularidade na sinalização, espaços sem ventilação para fumantes, etc.).

A Itália também sinalizou a Bruxelas que teve dificuldades em fazer cumprir a proibição de fumar em locais específicos, como prisões, hospitais psiquiátricos e espaços públicos ao ar livre.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios