Notícias

Artista italiano Renato Calligaro morre aos 95 anos

Morreu aos 95 anos de idade, o pintor e cartunista italiano Renato Calligaro, que considerava o Brasil como sua pátria de escolha até 1964, quando foi obrigado a deixar o país após o golpe militar.

O prolífico autor deu vida a personagens que marcaram a história dos quadrinhos de sátira política, como o operário ex-partigiano Oreste, a reacionária Donna Celeste, o intelectual Gonzalo, o jovem operário Nicola e a estudante Totina.

No arco de sua longa carreira Calligaro trabalhou para diversas publicações italianas, além do francês Le Monde.

Em 1967 começou a se dedicar ao quadrinho de sátira, desenvolvendo e tornando visíveis as problemáticas formais da literatura e da pintura do século 20.

Seus poemas de textos e figuras são frutos dessa experiência, criando uma nova dialética entre texto escrito e imagem, com uma constante troca entre os dois níveis de comunicação.

O friulano morava em Buja, em Údine, e também já viveu na Argentina. A prefeitura de Údine publicou uma nota de condolências: “Artista que estabeleceu na pintura sua linguagem privilegiada, em uma síntese inédta com a atividade de ilustrador e quadrinista que acompanhou todo o seu caminho professional”.

“Foi um artista aprecisado a nível nacional e internacional, além de autor de uma narrativa artística absolutamente original. Se vai um homem de inteligente ironia e personalidade militante que elevou a arte do quadrinho e da ilustração a um justo reconhecimento cultural e artístico”, concluiu o secretário de Cultura da cidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios