Notícias

Croácia irá ingressar na União Europeia no próximo dia primeiro de julho, após cumprimento de metas

A Comissão Europeia informou que a Croácia vai ingressar na União Europeia (UE) em primeiro de julho, sendo o 28º país a entrar no bloco. Segundo o relatório de monitoramento sobre a preparação a Croácia para o ingresso na UE, a Comissão reconheceu que o país balcânico cumpriu as dez metas prioritárias identificadas no relatório de outubro passado, demonstrando a vontade e a capacidade de providenciar todos os compromissos considerados prioritários nos termos previstos.

"O percurso europeu da Croácia é uma história de sucesso, o país se mostrou determinado e, em muitos anos de duro trabalho conseguiu chegar a meta", declarou o Comissário Europeu para o Alargamento e a Política Europeia de Vizinhança, Stefan Fuele, participando a uma reunião do governo croata em Zagreb.

As negociações duraram dez anos e se concentraram principalmente na consolidação do Estado de direito e na justiça, na luta contra a corrupção e contra o crime organizado.

"O trabalho da Croácia fornece garantias suficientes para entrar de direito na UE. Nós acreditamos que o processo de adesão tem sido sólido, credível e irreversível. Uma vez fechada a negociação, não precisa de um controle pós-entrada como no caso de Romênia e da Bulgária", declarou um alto funcionário europeu.

Cinco países membros da União Europeia ainda têm que completar o processo de ratificação do ingresso da Croácia no bloco: Alemanha, Holanda, Dinamarca, Bélgica e Eslovênia. Berlim estava esperando o relatório final de Bruxelas antes de completar a ratificação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios