Notícias

CULTURA: “Cinecittà” abre ao público

Andar pelos cenários da América antiga de 'Gangues de Nova York', de Martin Scorsese; entre os templos antigos do televisivo 'Rome', tocar a pirâmide egípcia de 'Cleópatra', entrar na catedral de Assis de 'San Francesco': Cinecittà abre seus tesouros ao público com uma grande exposição que será inaugurada no próximo dia 28, com uma festa do mundo do cinema, enquanto aguarda – em um ano, ou pouco mais, a concretização do projeto de um Museu do Cinema, cuja sede permanente ficará em seus estúdios, na periferia de Roma. 

Na Fábrica dos Sonhos de Federico Fellini e Sergio Leone, se entrará pela entrada histórica de Via Tuscolana nº 1055, aquela onde Mussolini cortou a fita em 28 de abril de 1937.

O idealizador da exposição e vice-diretor geral dos Estúdios de Cinecittà, Giuseppe Basso, disse que "sentimos a necessidade de comunicar a grandeza deste lugar a todos aqueles que vivem esse mito do lado de fora. Nosso objetivo é falarmos de nós mesmos, mostrando os espaços onde trabalhamos e ao mesmo o fruto do nosso trabalho. Queremos fazê-lo com simplicidade, na convicção de que a história de Cinecittà e o nosso empenho diário possam ser um momento de crescimento cultural e de agradável entretenimento para os visitantes".

Promovida por Cinecittà Studios, em colaboração com o Centro Experimental de Cinematografia, e com a participação de Cinecittà Luce, do Museu de Cinema de Turim e da Cinematheque Française de Paris, sob o patrocínio do Ministério dos Bens e Atividades Culturais, Região do Lazio, Roma capital, Província de Roma, X Município, a exposição está alojada nos dois edifícios históricos de Cinecittà, o presidencial e o Fellini, e também se desenrola nas áreas externas, com foco nas crianças e nas famílias. 

O público que visitar "Cinecittà Si Mostra" será recebido com as palavras de roteiros de filmes rodados em seus estúdios, como alimento simbólico para iniciar a viagem pela magia do cinema e do mundo de Cinecittà, onde, essas mesmas palavras se traduzem em imagens que fizeram sonhar gerações inteiras.

"Cinecittà está viva, e trabalha e cresce para se internacionalizar cada vez mais. Esta exposição teria exigido espaços maiores", diz o presidente de Cinecittà Studios, Luigi Abete, que a considera um projeto-piloto do futuro Museu do Cinema. (Jornalista Fabio Botto)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios