Notícias

POLITÉCNICO DE MILÃO: Cidades inteligentes em crescimento na Itália

Na Itália, o número de ''objetos'' interligados via celular alcançou 5 milhões, um aumento de 25% em relação a 2011, para um valor de mercado que ultrapassa os € 800 milhões. Estes são os números, de acordo com o Politécnico de Milão, da Internet das coisas, isto é, a internet estendida ao mundo dos objetos inanimados, como eletrodomésticos, componentes automotivos e outros tipos de dispositivos que se comunicam diretamente em rede, e até entre si, com aplicações e serviços, por exemplo, para a automação residencial (a casa "inteligente") ou para a indústria automobilística.

Mas o desafio é para as assim chamadas Cidades Inteligentes, isto é o monitoramento e a gestão de elementos tais como o tráfego, espaços verdes e estacionamentos, graças à conexão com a rede.

Além dos medidores inteligentes para o consumo, as aplicações se estendem à iluminação pública, enchimento de recipientes de lixo, monitoramento de espaços verdes e do tráfego, gestão de estacionamentos.

Além da velocidade de monitoramento, há benefícios econômicos para a Administração Pública. De acordo com a análise publicada pela pesquisa, realizada em uma cidade de 70 mil habitantes, que abrange 60 quilômetros quadrados e que aplica o conceito de interconexão entre iluminação e gestão do lixo, a economia ficou entre 25% e 50% dos custos de investimento e entre 50% e 70% dos custos operacionais em comparação com o caso em que cada serviço é implementado de uma forma independente.

"A maioria das aplicações atuais explora apenas parte do potencial da Internet das coisas, mas o sinal é muito positivo: há um interesse real por processos e serviços que precisam de objetos conectados. Este aspecto, combinado com a presença de soluções tecnológicas muito maduras, representa uma base sólida para a afirmação no futuro próximo'', conclui Angela Tumino, co-responsável pela pesquisa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios