Notícias

PD entoa “Bella Ciao” em protesto contra Lei Orçamentária

Centenas de manifestantes do Partido Democrático (PD) realizam neste sábado (29), em frente ao Palácio Montecitório, sede da Câmara dos Deputados em Roma, um protesto contra a votação da Lei Orçamentária de 2019, ao som da música italiana “Bella Ciao, ícone da resistência antifascista. Segundo os militantes, o ato foi convocado para protestar contra o conteúdo do projeto do governo de coalizão – formado pelo partido ultranacionalista Liga e o Movimento 5 Estrelas (M5S) – e a forma como a aprovação do orçamento foi iniciada. Durante a manifestação, as pessoas agitam bandeiras do partido e exibem placas com frases como “[Luigi] Di Maio e os 5 Estrelas charlatões da honestidade”. Eles ainda realizaram um coro “Honestidade, onde você está?” “A Itália abre os olhos, Di Maio e [Matteo] Salvini são como motoristas bêbados que nos levam a bater”, disse o líder PD na Câmara, Graziano Delrio, que está liderando o protesto.

“Obrigado por estarem aqui. É o início de um ano de mobilização”. Segundo o político, o governo do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, “tem vergonha do que colocou na Lei Orçamentária, por isso quer aprovar o documento sem discuti-lo”.

Entre os membros do partido que estão nas ruas há o ex-premier Paolo Gentiloni, o vice-presidente da Câmara, Ettore Rosato, e o ex-ministro do Esporte Luca Lotti. Além deles, participam do ato também o atual presidente do PD, Matteo Orfini, e os candidatos para o secretariado Maurizio Martina e Francesco Boccia.

Após uma confusão entre parlamentares da oposição e do governo, que gerou a suspensão da sessão, a Câmara dos Deputados deve submeter o texto ao voto de confiança ainda neste sábado(29). Uma possível maioria favorável abrirá o caminho para a aprovação do Orçamento de 2019.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios