Notícias

Fórum “Itália-América Latina” discutirá energias renováveis

O Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Ítalo-Latino Americano (IILA) e o Gestor dos Serviços Energéticos (GSE), organizará no próximo dia 15 em Roma, na sede do GSE, um Fórum sobre as energias renováveis e a eficiência energética na América Latina, e sobre os meios financeiros de apoio às empresas italianas, segundo um comunicado da Farnesina (a chancelaria italiana).

O evento faz parte das etapas preparatórias para a V Conferência Nacional Itália – América Latina e Caribe, também programada em Roma em 5 e 6 de outubro próximos, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento das potencialidades abertas no mercado latino-americano, e do apoio e garantias oferecidas às empresas italianas.

O Fórum irá envolver instituições governamentais italianas e latino-americanas, instituições financeiras internacionais, centros de pesquisa tecnológica e uma qualificada representação de empresas interessadas em iniciar ou aumentar as atividades na América Latina. 

A agenda inclui na abertura intervenções de Vincenzo Scotti, subsecretário das Relações Exteriores e Stefano Saglia, subsecretário de Desenvolvimento Econômico, além das dos secretários de Estado da Argentina e do Panamá na análise do contexto latino-americano, ao qual se seguirá um exame da ação italiana em apoio às energias renováveis, com a apresentação de histórias de sucesso (bem-sucedidas).

À tarde, haverá sessões temáticas dedicadas às oportunidades de cooperação e de investimento nos países latino-americanos e os instrumentos financeiros à disposição das empresas. Também será apresentado o volume do IILA editado em colaboração com a Comissão Econômica para América Latina das Nações Unidas (Cepal), intitulado "América Latina e Caribe: o desafio da energia".

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai discutir os instrumentos financeiros para promover o desenvolvimento sustentável do setor energético no continente. 

Um papel importante caberá também à Enel que, através de sua subsidiária Enel Green Power, é muito ativa no setor das energias renováveis na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá e Peru.

Um papel fundamental será desempenhado pelo Gestor de Serviços Energéticos (GSE), uma empresa pública que promove e incentiva o uso das fontes de energia renováveis. 

O GSE colaborou com o Ministério italiano das Relações Exteriores na organização do Fórum no âmbito da Convenção sobre a economia de energia e desenvolvimento de fontes de energia renováveis, assinada em 14 de março, que iniciou uma colaboração intensa e proveitosa inclusive para promover no exterior a indústria italiana desse setor.

Jornalistas, fotógrafos e operadores de TV, conclui o comunicado – poderão ser credenciados escrevendo para eventigse@gse.it ou telefonando para 06/80114610.

Os representantes credenciados da imprensa deverão se apresentar diretamente na sede do GSE, em Viale Maresciallo Pilsudski 92, quinta-feira dia 15 de setembro, a partir das 8h30. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios