Notícias

Fábio Botto Farhan: Está em cartaz na Biblioteca Sormani de Milão, a exposição “Infinito Pionocchio”

A cidade italiana de Milão recebeu uma grande exposição sobre um dos personagens mais ilustres da literatura infanto-juvenil do país.

Até 30 de dezembro deste ano, a Biblioteca Sormani sediará a mostra "Infinito Pinocchio", que reúne edições históricas, desenhos, esboços, objetos de época e obras contemporâneas relacionadas ao romance.

Além disso, alguns ambientes do livro do italiano Carlo Collodi foram reconstruídos no local da exposição, e diversos exemplares com ilustrações de Attillio Mussini, Benito Jacovitti, Giovanni Mosca, Rino Albertarelli, Roland Topor e Sergio Tofano poderão ser admirados.

Algumas das raridades da mostra são a primeira edição de "Le Aventure di Pinocchio" ("As Aventuras de Pinóquio"), que foi lançada em 1883 e disponibilizada pela Fondazione Nazionale Collodi, e o "Giornale Per i Bambini – Pinocchio" ("Jornal Para as Crianças – Pinóquio"), de 1881.

Durante o período da mostra, também será publicada pela editora italiana Luni Editrice a tradução integral e literal do livro de Pinóquio para o dialeto milanês, realizada por Alfredo Ferri, e será lançado um selo comemorativo da Poste Italiane que reproduz o perfil do famoso boneco.

Atualmente, o personagem de "As Aventuras de Pinóquio" é conhecido mundialmente, e, além de ter recebido centenas de traduções e novas versões em diversas línguas, inclusive em português, o livro também virou um aclamado filme da Disney.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios