Notícias

Fábio Botto Farhan:Efeitos negativos sobre o turismo na Itália após terremotos são inevitáveis

Os efeitos sobre o turismo para o próximo verão (boreal) depois do terremoto e das réplicas que sacudiram a Emilia Romagna, podem ser muito mais extensos do que as primeiras hipóteses: o alerta é do presidente da Federviaggio (Federação do Turismo Organizado), Luca Patanè. 

"Não se trata só dos cancelamentos na Emilia, Veneto e Friuli, mas sim de uma interrupção dos fluxos turísticos que deveriam ter ocorrido nestas últimas semanas", observou.

Patanè explica que as reservas "estão paradas". Em particular, sofrem o mercado alemão e todos os mercados intercontinentais. Em 2011, da Alemanha se registraram, no total, 21% das chegadas de visitantes estrangeiros, com 20% dos gastos e 25% dos pernoites. O temor, diz o presidente da Federviaggio, é que os operadores turísticos locais desviem esses fluxos de turistas para Espanha, Turquia e Grécia. 

Até os turistas japoneses e norte-americanos – afirma Federviaggio – não fazem reservas, apesar de suas excursões não incluírem as áreas do terremoto. "A desaceleração destes mercados, afirma Patanè, é, no entanto, mais compreensível, dada a distância geográfica com a Itália".

Por último, Patanè considera excelentes as iniciativas empreendidas pelo ministro do Turismo, Piero Gnudi, por Enti (Agência Nacional do Turismo) e pela presidência do Conselho de Ministros, mas adverte que "esse trabalho será a cada dia mais desafiador". – Por Fábio Botto Farhan – diretor della Radio Italiana – Atualmente diretamente da Itália – della Regione Piemonte

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios