Notícias

FABIO BOTTO:Em parceria com empresa japonesa, Vaticano irá digitalizar manuscritos de sua biblioteca

Numa parceria com a NTT Data, uma empresa japonesa, o Vaticano vai converter os primeiros 3000 manuscritos em ficheiros digitais, cerca de 40 mil páginas. Uma operação que deverá demorar 4 anos, com a ajuda de 50 peritos e 5 scanners.

Muito mais tempo será necessário para concluir a digitalização de todos os manuscritos da biblioteca do Vaticano, cerca de 82 mil.

Tanto tempo, que não é possível estabelecer ainda um prazo. Algumas das raridades da biblioteca do Vaticano, fundada em 1451, têm 1800 anos e todo o cuidado é pouco. Ao ritmo da primeira fase, seriam necessários 109 anos para concluir a tarefa.

Segundo o sítio da Internet Mashable, espera-se que alguns dos documentos da primeira fase de digitalização estejam disponíveis online ainda no final deste ano.

O custo estimado para esta primeira fase de digitalização é de 18 milhões de euros, valor que será suportado pela empresa japonesa, Esta, por sua vez, espera recuperar pelo menos parte da fatura com as doações feitas através do site da biblioteca. 

O Vaticano e a NTT Data já concluíram um conjunto de testes e o processo deverá começar em breve.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios