Notícias

Primeiro-ministro Mario Monti diz que economia italiana poderia estar pior no governo Berlusconi

O primeiro-ministro italiano Mario Monti afirmou que a situação econômica do país poderia estar ainda pior se o governo anterior, de Silvio Berlusconi, estivesse no poder.

"Se o governo anterior ainda estivesse no cargo, o spread estaria em 1.200 pontos ou algo próximo disso", disse o premier em uma entrevista concedida no mês passado ao Wall Street Journal e publicada na edição online.

Questionadas sobre as declarações, fontes do governo italiano destacaram que não há intenção de se criar nenhum tipo de polêmica com a gestão anterior. 

A estimativa de um spread a 1.200 provém de uma projeção dos efeitos da especulação sobre a Itália se não houvesse sinais de descontinuidade com o passado, explicaram as fontes governamentais. É sabido, acrescentaram, que o diferencial subiu em seis meses dos 150 pontos-base de maio para os 550 de novembro. Por esse motivo, lembraram as mesmas fontes, se recorreu a um governo técnico, que pudesse ter o consenso parlamentar necessário para realizar reformas fundamentais para o país, além de aprovar medidas impopulares, porém inadiáveis.

Diante da repercussão da afirmação, o próprio Mario Monti telefonou para Berlusconi lamentando que um comentário sobre os valores do spread, em uma conversa com o WSJ com várias interpretações, tenha adquirido um caráter político inexistente, e que essa não era absolutamente sua intenção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios