Notícias

Itália defende política monetária prudente contra crise global

O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, defendeu a necessidade de políticas monetárias prudentes para enfrentar a atual crise econômica global.

A declaração foi dada durante uma reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do G20 em Gandhinagar, no estado de Gujarat, na Índia.

“Sobre as políticas monetárias, acreditamos que é necessária uma abordagem equilibrada e prudente diante de um crescimento da economia global que mostra uma tendência de queda como consequência do conflito na Ucrânia e dos efeitos da inflação persistente”, disse ele.

Giorgetti destacou a importância de intervenções direcionadas para “proteger os mais vulneráveis e promover investimentos para aumentar o potencial de nossas economias contra o risco de recessão”.

O encontro entre os líderes no território indiano deve ser pautado pelo combate à inflação, crises bancárias, regras para criptomoedas, tributação de multinacionais, além das dívidas de países em desenvolvimento.

Na prática, porém, a cúpula está destinada a ser dominada, mais uma vez, pela guerra russa na Ucrânia que criou dois blocos: os Estados Unidos e seus aliados de um lado, China e Rússia, do outro, lutando para ganhar influência global.

A Itália é representada pelo presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, e por Giorgetti, que tem vários encontros bilaterais agendados à margem da cúpula.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios