Notícias

Imigrantes protestam contra condições de albergue em Verona

Dezenas de solicitantes de refúgio bloquearam ruas da cidade de Verona, no norte da Itália, para protestar contra as condições de vida no albergue onde estão abrigados.

O ato ocorreu no mesmo dia em que a morte de uma jovem marfinense no centro de acolhimento de Cona, nos arredores de Veneza, gerou revolta entre os imigrantes. A mulher, Sandrine Bakayoko, de 25 anos, havia passado mal por volta de 8h da manhã, mas o socorro só chegou seis horas depois.

No caso de Verona, os solicitantes de refúgio protestaram sobretudo contra a qualidade da comida que é servida no albergue. No entanto, o ato terminou pouco tempo depois, sem incidentes graves.

"Uma manifestação desse tipo é inaceitável. Os organizadores desse lamentável episódio devem ser identificados o quanto antes, excluídos dos projetos de proteção e afastados do albergue", declarou o prefeito da cidade, Flavio Tosi, dissidente do partido ultranacionalista Liga Norte.

Segundo ele, os imigrantes podem expor suas queixas diretamente às autoridades, sem "bloquear o tráfego dos cidadãos". Em 2016, a Itália voltou a ser a principal porta de entrada para deslocados externos na Europa, recebendo mais de 181 mil deles ao longo do ano, um crescimento de 17,8% em relação a 2015.

A maioria dessas pessoas é originária da África Subsaariana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios