Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Draghi diz que G20 teve conteúdo e não foi ‘blá-blá-blá’

Na coletiva final do G20 de Roma, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou que a cúpula não fez promessas vazias e lembrou de uma frase famosa da ativista pelo clima Greta Thunberg, de que essas reuniões tem muito “blá-blá-blá” e pouca ação.

“Nessa reunião, nós mostramos que os nossos sonhos ainda estão vivos, mas que agora precisamos nos acertar para transformá-los em fatos. Quero agradecer aos ativistas que nos mantêm na rota certa. Muitos dizem que estão cansados do ‘blá-blá-blá’ e eu acredito que esse encontro se encheu de conteúdo. Nós enchemos de substância as palavras”, disse o premiê italiano em coletiva.

Um dos “sucessos” para o chefe de governo italiano foi o compromisso de que todos os países do G20 vão parar de investir em centrais de energia movidas a carvão até o fim de 2021. “Nós decidimos deixar o carvão no passado”, disse ainda.

“Não foi fácil fechar esse acordo, mas o G20 foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados, mas esse é só o início. Essa cúpula me deixou confiante para a capacidade que o G20 parece ter reencontrado de enfrentar juntos desafios históricos, da Covid ao clima. Conseguimos por as bases para uma retomada mais justa”, acrescentou ainda.

Porém, voltando a citar os ativistas pelo clima, Draghi ressaltou que “nós queremos ser lembrados pelo o que vamos fazer e não pelas nossas palavras porque a nossa credibilidade depende de nossas ações”.

Para o país, Draghi informou que os investimentos nacionais serão triplicados, para 1,4 bilhão de euros ao ano pelos próximos cinco anos. O italiano ainda desejou sucesso para o Reino Unido para sediar a “melhor COP” da história, em uma referência à 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O premiê ainda desejou sucesso para a Indonésia na presidência de turno para o próximo G20, que começa em 1º de janeiro de 2022.

ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, deixou Roma não tão feliz quanto Draghi. Pelo Twitter, ele postou uma conclusão do encontro.

“Enquanto acolho com favor o compromisso do G20 em direção das soluções globais, deixo Roma com as minhas esperanças insatisfeitas, mas ao menos, não sepultadas para sempre”, disse o secretário-geral.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios