Notícias

EUTANÁSIA: Filme sobre a italiana Eluana Englaro é motivo de polêmica na Itália

"Para mim é motivo de sofrimento ver que questões como esta, de tamanha sensibilidade humana, continuam a seguir em frente no meio de controvérsias", disse o arcebispo de Udine, monsenhor Andrea de Bruno Mazzocato, na reunião com os jornalistas por ocasião da festa de seu padroeiro, São Francisco de Sales. O arcebispo se referiu desta forma às polêmicas sobre o pedido da região do Friuli-Venezia Giulia de financiar o filme "A Bela Adormecida", de Marco Bellocchio, inspirado na história de Eluana Englaro.

"Não vou entrar no mérito se a Região deve ou não financiá-lo, cabe a eles decidir com critérios que, espero, sejam imparciais. No entanto, acho que questões cívicas tão importantes devem ser tratadas com consciência e respeito, ainda que pensemos de forma diferente. Já a polêmica, que muitas vezes tem elementos instrumentais, é para mim uma dor que compartilho com muitas das pessoas que são tocadas por ela", acrescentou.

Dom Mazzocato também lembrou que a diocese fará algumas reflexões sobre a questão por ocasião do Dia Internacional da Vida, em 4 e 5 de fevereiro, com a participação do teólogo cardeal Elio Sgreccia. 

"Recebi uma carta da Associação de familiares com filhos ou parentes em estado vegetativo que, com argumentos, se opõem ao financiamento do filme. Todas as vozes devem ser ouvidas, e que as controvérsias são funcionem como uma mordaça para nenhuma delas, porque isso não é democrático", concluiu o arcebispo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios