Música Italiana

Jimmy Fontana

Jimmy Fontana, ou melhor, Enrico Sbricolli, é fruto de uma paixão pelo jazz. Com pouco mais de vinte anos, Jimmy saiu de sua província para participar de uma das mais famosas bandas de jazz de Roma, onde teve a sorte de conhecer um músico que se tornou uma das pessoas mais importantes de sua carreira: Enio Morricone. Apresentado por Morricone à RCA, Jimmy assinou seu primeiro contrato com a mesma, que era responsável pelos maiores nomes da música italiana naqueles anos 60. Logo Jimmy escreve seu primeiro grande sucesso: "Non te ne Andare". Porém é em 65 que ele é reconhecido internacionalmente com a canção que é sua marca registrada até hoje, "Il Mondo", que tem mais de cem regravações diferentes por todo o mundo.

Sua produção musical teve muitos momentos de grande inspiração, culminando com mais outros sucessos como "La Mia Serenata"(67), "Guantanamera", "Pensiamoci Ogni Sera"e "La Nostra Favola"(69), além de "L'Ultima Occasione" ( interpretada por Mina e Tom Jones.

Jimmy Fontana foi o vencedor do Festival Mundial da Canção (Rio, 68) e do Festival de San Remo de 71 com a pérola "Che Sarà", canção que se tornou o símbolo da música ligeira italiana, escrita em parceria com Franco Migliacci e interpretada por nada menos que José Feliciano.

Em 82 apresenta no Festival de San Remo uma canção particularmente alegre, que obtém logo um grande sucesso, "Beguine". Nessa ocasião teve a felicidade de reencontrar seus amigos Ricardo Del Turco, Nico Fidenco e Gianni Meccia, que juntos dão vida e voz ao SuperQuatro, uma formação que nasceu de uma iniciativa de Jimmy para reviver aqueles anos 60, mantendo a chama da jovialidade na música italiana em sua época mais fértil.

Sua última música de sucesso foi escrita especialmente para o programa "Domenica In", no período de 95/96, consagrando-o definitivamente como um dos mais importantes artistas italianos do pós-guerra.

Seus filhos Luigi, Andrea e Roberto também estão empenhados em manter o nome da família artisticamente (somente Paola, única filha, não seguiu a carreira do pai famoso, sendo hoje uma médica cirurgiã). Assim a família Fontana continua a levar, com suas vozes, emoção, sentimentos e amor a todos aqueles que gostam da boa música italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios