Notícias

Ministro da Defesa diz que Itália deve se ver como parte da Europa

O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, enviou uma mensagem aos soldados de seu país na qual afirma que "a unidade nacional" deve olhar para o futuro e se enxergar como "pertencente a uma única coletividade, à nova Europa que estamos construindo".

A comunicação celebra o 4 de novembro, Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas do país. A data comemora o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), última etapa da formação territorial italiana. 

 "A Unidade Nacional, além de representar a realização histórica daquele grande projeto de reunir todos os italianos em um único território, deve hoje olhar para o futuro e ser percebida com um senso de maior amplidão: o pertencimento a uma única coletividade, à nova Europa que estamos construindo", explicou La Russa. 
 

O ministro da Defesa participou, junto ao presidente, Giorgio Napolitano, da cerimônia de entrega das honrarias da Ordem Militar da Itália a homens que se destacaram em missões "fora de área". 

Sobre o trabalho desenvolvido pelos soldados em território estrangeiro, La Russa se disse "orgulhoso" das "gratificações contínuas" que recebe. 

"Nossos militares no exterior souberam demonstrar que existe um 'italian way', uma via italiana no empenho das missões. Além do uso da força justa, quando é necessária, existe sempre grande atenção no contato com as populações civis", acrescentou. 

Uma via, de acordo com o ministro, apreciada "por todos e em todo o mundo" e que é "inspirada" na maneira italiana de se relacionar e em sua "milenar cultura". 

La Russa também disse que os militares do país no exterior "contribuem para trazer a segurança ao mundo e manter o terrorismo o mais longe possível da nossa casa". 
 

Entre outras missões, a Itália possui 12,5 mil soldados na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês), e 2.800 na Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) do Afeganistão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios