Notícias

NAVIO COSTA CONCORDIA QUE NAUFRAGOU NA ITÁLIA: “Greenpeace” alerta para danos ambientais

A organização não governamental Greenpeace divulgou que produtos que afundaram junto com o navio Costa Concordia estão colocando em risco o sistema ecológico da região da ilha do Giglio.

Foram listados pela Defesa Civil italiana objetos como sacolas plásticas, comida, artigos de decoração, detergentes, computadores, celulares e jogos eletrônicos, entre outros elementos.

Entre os produtos mais perigosos cita-se o alvejante que, segundo a organização, "reagindo com os ácidos orgânicos presentes no mar pode produzir substâncias perigosas", como compostos químicos que afetam fígado e rins e que podem ser cancerígenos.

No navio, de acordo com a ONG, havia uma tonelada de hipoclorito de sódio (alvejante).

A lista ainda conta com produtos de beleza dos passageiros, como perfumes, sabonetes e cremes que contem substâncias que, se permaneceram por muitas horas no mar, se tornam tóxicas para o sistema reprodutor e nervoso das espécies marinhas.

Por enquanto, toda a atenção esteve dirigida às 2.400 toneladas de combustível armazenadas a bordo.

Só a título de comparação, o Greenpeace recordou o vazamento de 'apenas' 400 toneladas do mesmo combustível do navio porta-contêiner Rena, que encalhou em um recife de corais na Nova Zelândia: na ocasião, morreram cerca de 20 mil aves marinhas e foram contaminados vários quilômetros de costa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios