Notícias

Mulheres ainda ganham cerca de 16,5% menos que os homens na União Europeia, revela relatório

As mulheres ainda ganham, em média, cerca de 16,5% menos que os homens na União Europeia, revela relatório publicado pela Comissão Europeia, em vista do próximo Dia Europeu pela Igualdade Salarial.

Os últimos dados de 2010 indicam uma diferença salarial média na UE de 16,4% e "confirmam uma discreta tendência para baixo, em comparação com os 17% dos anos anteriores", diz o relatório. A taxa varia entre cerca de 2% na Polônia, para mais de 27% na Estônia, e pouco acima de 5% na Itália.

"A disparidade salarial de gênero, definida como a diferença média de remuneração horária bruta entre homens e mulheres no conjunto da economia, ainda é muito alta, com diferenças consideráveis entre países e setores de atividade", comentam especialistas de Bruxelas.

O fenômeno "reflete as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em conciliar trabalho e vida privada: de fato, muitas delas são obrigadas a tirar a licença-maternidade ou a trabalhar meio período. Apesar de uma melhora na tendência geral, a diferença tende a aumentar em alguns Estados-membros como Bulgária, França, Letônia, Hungria, Portugal e Romênia", acrescenta o documento.

Neste contexto, a Comissão Europeia pretende sensibilizar o público sobre as desigualdades salariais de gênero na UE. 

Poucos dias antes do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o evento deste ano coloca os holofotes sobre os empregadores.

"O Dia Europeu da Igualdade Salarial nos faz lembrar o número de dias e horas de trabalho das mulheres 'não remunerados' desde 1º de janeiro", disse a vice-presidente da Comissão responsável pela Justiça,Viviane Reding. "O princípio de salário igual por um mesmo trabalho existe nos Tratados da União desde 1957 e é hora de aplicá-lo em todos os lugares", acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios