Notícias

Poder da máfia italiana avança no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e em Brasília

A presença de organizações mafiosas italianas no Brasil cresceu nos últimos anos graças a uma estrutura cada vez mais sofisticada de lavagem de dinheiro do narcotráfico e tem conexões até com a China, publicou o jornal O Globo. Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, conhecida capital turística do nordeste, são as bases dos negócios da máfia italiana, sobretudo do tráfico de drogas, disse o citado jornal em um artigo que ocupou uma página inteira.

Os chefões mafiosos "estão cada vez mais sofisticados e a cada ano investem mais no Brasil", declarou o ex-juiz brasileiro Walter Maierovich, titular do Instituto Giovanni Falcone de São Paulo.

"O Brasil é um núcleo importante nos negócio da máfia graças a uma estrutura empresarial flexível que se antecipou à globalização", disse O Globo, que cita que durante a semana uma brasileira que trabalha para a máfia foi presa na Espanha, onde foi desbaratada uma rede que lavava dinheiro procedente da venda de equipamentos falsos fabricados na China.

Além disso, e graças às facilidades que encontram no Brasil, vários "capos" escolheram este país para fincar residência. NÃO AO ABORTO: Beatrice Ludovico, Padre Juarez de Castro, Emilia Soares, Fabio Botto Farhan, Gianluigi Bartozzi, Penélope e Giulio Rizzo.

Este é por exemplo o caso de Francesco Salzano, preso nas praias de Fortaleza devido a um mandado de captura emitido pela Justiça de Nápoles, que o acusa de ser responsável por um homicídio triplo, do qual foram vítimas outros mafiosos em 2009.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios