Notícias

Livro póstumo da escritoria italiana Michela Murgia será lançado “em breve”

Um livro inédito sobre parentalidade escrito pela italiana Michela Murgia, morta aos 51 anos, vítima de um câncer renal, deve ser publicado em breve.

A informação foi revelada à agência Ansa por Alessandro Giammei, curador da obra e membro da família da escritora.

“Michela escreveu até o último dia de sua vida. Tinha um livro para entregar e o entregou antes de morrer. Um livro comovente, sobre a família”, declarou.

De acordo com o italiano, o livro se aprofundou mais no significado da paternidade e parentesco e “as últimas 10 páginas foram ditadas por um de seus filhos de alma com extraordinária lucidez”. “Parecia estar lendo uma partitura”.

Giammei enfatizou que a obra é “tocante, sobre família, adoção, filiação da alma, sobre o fato de o indivíduo não ser mais forte que a comunidade, sobre a superação do sangue como paradigma de identidade”.

Para este livro, a ativista “tinha proposto três títulos”, cujo oficial será decidido em breve. Além disso, Murgia deixou “um rico patrimônio de arquivos escritos ao longo de muitos anos, muitas histórias perdidas e páginas inéditas”.

Giammei revelou ainda que existe um projeto de livro que a escritora havia começado a cuidar e também vai ver se poderá ser concluído. “Murgia teve um ‘canteiro de obras’ muito ativo ao longo de sua vida e sempre escreveu muito. É como se ela tivesse recebido uma gratificação”, acrescentou.

Por fim, ele relatou à agência Ansa que a escritora italiana “se orgulhou de ter chegado ao fim com força e lucidez para fechar o projeto do livro que será lançado por Rizzoli”.

“Ao longo de sua vida sempre cumpriu todas as suas promessas, tanto editoriais quanto políticas com muito custo de si”, concluiu.

Escritora e ensaísta consagrada, Murgia militava politicamente pela esquerda e tinha como bandeiras a defesa da autonomia da Sardenha, o feminismo, os direitos da comunidade LGBTQIA+ e o acolhimento a migrantes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios