Notícias

União Europeia aprova 24,7 milhões de euros em auxílio estatal para Alitalia

A Comissão Europeia aprovou 24,7 milhões de euros em auxílio estatal italiano à Alitalia para compensar a companhia aérea pelos prejuízos sofridos durante a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (26) em nota do antitruste da UE e é a terceira autorização para subsídios à Alitalia que a Comissão aprova desde o início da emergência sanitária.

“A medida aprovada hoje permite à Itália compensar ainda mais os danos diretos sofridos pela Alitalia entre novembro e dezembro de 2020 devido às restrições”, disse a comissária de Concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager.

Para a UE, “a medida é proporcionada e, após a análise dos danos, concluiu-se que a compensação não excede o estritamente necessário”.

No entanto, o montante autorizado é inferior ao pedido da Itália de 55 milhões de euros informado nas últimas semanas pelo ministro do Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Giorgetti, que havia garantido o “ok” de Vestager.

Bruxelas, porém, só pode autorizar o valor que corresponda aos danos expressamente vinculados à Covid.

Segundo a comissária, as investigações da UE continuam em duas medidas de apoio no valor nitotal de 1,3 bilhões de euros que a Itália concedeu à Alitalia em 2017 e 2019.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios