Notícias

Rádio Italiana divulga mais um artigo enviado por internauta

A Rádio Italiana divulga mais um artigo feito por internauta. Participe também e nos envie um artigo que queira que seja publicado.

 

Parco Nazionale Dell’appennino Tosco-Emiliano

 

A Itália, como dizia o poeta Francesco Petrarca em seus versos, é “Il bel paese ch’Appennin parte e ‘l mar circonda e l’Alpe”.  Essa descrição parece resumir o quem vem a ser o Parco Nazionale dell’Appennino Tosco-Emiliano, localizado entre as regiões da Emilia-Romagna e Toscana, que compreende um território provincial em meio a Parma, Reggio Emilia, Massa-Carrara e Luca.

 

Se vocês estão querendo conhecer a cor local italiana, vos convido a visitar essa pitoresca parte da Itália. Ao mesmo tempo em que são oferecidos vastos serviços e estruturas para o turismo, os visitantes poderão também entrar em contato com a verdadeira identidade italiana, com seus usos e costumes.

 

Aqui, vocês poderão descobrir a extraordinária beleza de pequenas cidades, muitas das quais mantêm ainda uma paisagem integra e selvagem, com seus ecossistemas de grande interesse científico.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Para os amantes da natureza, tem-se uma variedade de paisagens entre vetas de montanhas, bosques e pradarias. Sugere-se a visita na área da Alta Val Parma, mais precisamente no refúgio Lagdei, de onde partem várias excursões, como por exemplo, ao monte Marmagna (1851 m.). Linda é a paisagem que se avista ao subir, principalmente quando se chega a 1507 metros, deparando-se com um maravilhoso lago de nome Lago Santo, um dos mais lindos do Appennino Setentrional. Com essa sugestiva visão para o lago, pode-se aproveitar e dar uma paradinha para o almoço no refúgio Mariotti, onde é servida uma deliciosa e típica polenta com pedaços de queijo no meio e um molho à bolonhesa, chamada “polenta incaciata”.

 

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Na área reggiana, visitando a “Pietra di Bismantova”, uma formação rochosa com uma curiosa sumidade plana, ao mesmo tempo em que se toca a natureza com as próprias mãos, sente-se no ar a cultura. Para os esportistas de prontidão, a Pedra de Bismantova oferece em seu lado Norte, uma parede com agarras para escalada, tendo a duração do percurso em media 1 hora e meia. Culturalmente falando, a Pedra de Bismantova, é citada na famosa obra de Dante Alighieri, La Divina Commedia. Sabe-se que durante seu exílio, Dante esteve em Castelnovo ne’ Monti, aproveitando para subir na Pietra di Bismantova, pedra essa citada na obra em questão, sendo provavelmente sua fonte de inspiração na criação do Monte do Purgatório.

 

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Já na região toscana da Lunigiana, Fivizzano é a cidade aconselhada para uma visita, mais precisamente ao Castelo da família Malaspina. Aqui, o visitante sentir-se-á voltando no tempo, ao conhecer o castelo e suas atrações: sala das armas, caminho da ronda, cozinha dos guardiões, jardim pênsil, torres, sala afrescada e o quarto onde esteve hospedado Dante Alighieri, durante o exílio. Assim como Dante, o visitante também poderá vivenciar uma verdadeira experiência de hospedar-se no castelo, pois este também oferece pernoitamento com o café da manhã incluso.

 

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Na província de Luca, na região toscana da Garfagnana, imperdível é a visita ao “Parco dell’Orecchiela”, parque esse bastante significativo do ponto de vista naturalístico. Várias são as principais estruturas oferecidas ao visitante: Centro Visitantes; Museu naturalístico; Casa dos pássaros de rapina; Jardim das flores de montanha e áreas faunísticas onde é possível observar: ursos, veados, muflões, e galos alpinos (galli forcelli). Além disso, têm-se um stand de vendas de produtos típicos locais, bar-restaurante e refúgios florestais.

 

Muitas outras são as peculiares localidades do Parco dell”Appennino Tosco-Emiliano que mereceriam ser aqui descritas, mas que, por motivo de espaço, tal façanha torna-se dificultosa. Convido, portanto, o leitor a visitar o site do Parque, onde é possível obter maiores informações úteis ao visitante, tais quais: onde dormir, onde comer, como chegar entre outras. Vocês não irão se arrepender de ter seguido meus conselhos!

 

Contatos: Parco Nazionale Appennino Tosco-Emiliano

Via Comunale, 23

54010 Sassalbo di Fivizzano (MS)

Tel. 0585-947200/1

Fax 0585-948060

 

Sito web: www.parcoappennino.it

 

Piazza I° maggio, 3

42032 Cervarezza Terme di Busana (RE)

Tel. 0522-890111

Fax 0522-890721

 

E-mail: info@parcoappennino.it

 

ROBERTA R.C. BELLETTI

Embaixadora afetiva do “Parco dell’Appennino Tosco-Emiliano”

Pós-graduanda em Língua e Literatura Italiana pela Usp

Ouvinte da Rádio Italiana

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios