Notícias

RAI vira alvo de polêmica com reportagem sobre mulheres

Uma gafe de um programa de televisão da RAI provocou uma polêmica na Itália e obrigou a empresa a se desculpar publicamente por ter feito uma lista com “6 motivos para escolher uma namorada [estrangeira] do leste” europeu.

A apresentadora Paola Perego, do programa “Parliamone sabato”, exibiu uma reportagem sobre a “preferência dos homens pelas mulheres estrangeiras”, ilustrando, em um gráfico, seis motivos que justificariam a “escolha” por namoradas principalmente de países da ex-União Soviética. Sob o título de “A ameaça vem do leste: Os homens preferem as estrangeiras”, os itens do gráfico se referiam a: 1. “Todas viram mães, mas retomam a forma física rapidamente/ 2. Estão sempre sexy/ 3. Perdoam as traições/ 4. Estão dispostas a deixarem os homens as comandarem/ 5. São donas de casa perfeitas e aprendem os afazeres domésticos desde crianças/ 6. Não reclamam, não são ‘grudes’ e nem têm frescura”. Nos estúdios do programa, convidados como a ex-miss italiana Manila Nazzaro discutiram a lista para justificar a preferência masculina. “Queremos falar do fenômeno das mulheres do leste e do fascínio que elas exercem sobre os homens”, explicou a apresentadora. Logo após a transmissão do programa de TV, o público reagiu à reportagem com uma enxurrada de críticas nas redes sociais.   

Alguns internautas chegaram a ficar na dúvida se tratava-se de uma brincadeira ou se a reportagem era séria. A polêmica fez a diretora presidente da RAI, Monica Maggioni, desculpar-se. “Não assisti à transmissão, estou acompanhando pelos sites. Mas aquilo é uma representação surreal da Itália de 2017. Se essa representação é feita em um serviço público, vira um erro inaceitável”, disse. “Pessoalmente, sinto-me atingida como mulher, peço desculpas”.   

“Todos os dias, nos questionamos sobre qual imagem de mulher veiculamos, como podemos progredir, sair dos estereótipos. Aí acontece um episódio desse. O problema não é uma piada inconsciente, mas a construção de uma página em cima de um tema desses”, comentou a presidente da RAI. “Antes de tudo, peço desculpas. Depois, vamos tentar entender como nasceu uma coisa dessa”.   

O diretor da RAI 1, canal por onde foi transmitido o programa de sábado, Andrea Fabiano, também se desculpou. “Os erros são reconhecidos sempre. Peço desculpas a todos pelo que viram e ouviram no ‘Parliamone Sabato'”, escreveu no Twitter.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios