Notícias

REFORMA EDUCACIONAL: Câmara dos Deputados da Itália aprova contratação de 100 mil professores

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou o artigo 10 da reforma educacional do primeiro-ministro Matteo Renzi, que prevê um plano extraordinário de contratação por tempo indeterminado de professores em situação precária, ou seja, sem emprego garantido para o ano letivo seguinte, a partir de 1º de setembro.

A medida recebeu 263 votos a favor e 122 contra, além de 25 abstenções. Ao todo, serão admitidos cerca de 100 mil docentes dos ensinos primário e secundário, embora o Ministério da Educação tenha 15 dias a partir da entrada em vigor da lei para divulgar o número exato.

Entre outras coisas, a iniciativa introduz disciplinas opcionais no ensino médio e reforça a autonomia das escolas, dando maior liberdade aos dirigentes na gestão dos edifícios, da didática, dos projetos de formação e dos recursos à disposição de cada colégio.

Além disso, a reforma concede 500 euros anuais para professores da rede pública gastarem com sua própria formação, seja com livros, softwares, cursos ou até concertos. A partir de 2016, também serão destinados 200 milhões de euros em bônus para docentes que tiverem um bom desempenho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios