Notícias

Silvio Berlusconi sugere que outros países “adotem” monumentos danificados

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, sugeriu aos chefes de Estado e de Governo estrangeiros dispostos a ajudar que "adotem" um monumento histórico ou igreja danificada pelo terremoto ocorrido na última segunda-feira em Abruzzo.

Berlusconi conversou por telefone com o presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, e com os primeiros-ministros do Paquistão, Yousaf Raza Gillani, da Irlanda, Brian Cowen, da Eslovênia, Borut Pahor, e da França, François Fillon.

 

"Recebi a solidariedade de muitos líderes estrangeiros. Fillon (premier francês) me disse que está interessado na construção de um hospital", afirmou Berlusconi em entrevista coletiva concedida no Palazzo Chigi.

Segundo nota divulgada pelo governo, todos os interlocutores expressaram seu pesar e compaixão em relação à tragédia, manifestando ampla disponibilidade em oferecer ajuda e assistência técnica.

O premier italiano os tranquilizou e enfatizou o caráter oportuno e a eficácia das atividades de socorro, que possibilitaram oferecer assistência e hospedagem aos 29 mil desabrigados.

"A todos temos dito que nosso país pode cuidar sozinho das ações de emergência, mas lançamos a ideia de convergir a ajuda deles para a reconstrução de edifícios públicos, aos quais será atribuído o nome do país que se interessar pela reconstrução", afirmou o premier.

Berlusconi explicou que será feita uma lista dos vários bens, "e cada um poderá intervir de acordo com a sua disponibilidade de gastos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios